01/09/2025 às 19:30
Com o fim do inverno, acidentes com escorpiões costumam aumentar em todo o Brasil. O Ministério da Saúde informa que mais de 111 mil casos já foram notificados até julho deste ano, com 132 óbitos.
São Paulo, com quase 23 mil casos é o estado com o maior número de registros, seguido de Minas Gerais, com 21 mil casos, e Bahia, com cerca de 12 mil registros.
O aumento de casos é associado ao calor, porque os escorpiões diminuem seu metabolismo nos meses mais frios, ficando menos ativos. Eles também buscam locais secos para se abrigar durante o clima chuvoso. Muitas vezes, esses abrigos estão no interior de residências.
No Distrito Federal, os acidentes com escorpiões aumentam a partir de agosto, atingindo o ápice entre outubro e dezembro. De janeiro a julho deste ano, já foram registrados cerca de 2,5 mil casos no DF.
Israel Moreira, biólogo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, explica que o aumento de casos ocorre por diversos fatores, além do clima.
“A gente pode citar as mudanças climáticas, onde os regimes de chuvas não são mais os mesmos; assim como as temperaturas; a baixa adesão da população às medidas de prevenção e controle, o descarte irregular de resíduos sólidos, e também o crescimento desordenado das cidades. Tudo isso em conjunto cria um ambiente propício a proliferação, porque vai haver mais esconderijos, vai haver temperatura e umidade suficiente para o escorpião e vai haver também a proliferação do principal alimento do escorpião, que são as baratas”.
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, para prevenir a aparição de escorpiões é preciso instalar rodos de vedação nas portas, colocar telas nos ralos, realizar o controle de baratas e evitar o acúmulo de entulho ou materiais de construção.
Também é importante afastar camas, berços e sofás das paredes e verificar sapatos, roupas e toalhas antes de usar.
O professor do Departamento de Engenharia Florestal da UnB, Reuber Brandão, cita os sintomas da picada do escorpião.
“A picada do escorpião causa muita dor local. Eventualmente ela causa parestesias, que é aquela sensação de formigamento ou de dessensibilização e complicações associadas ao envenenamento, que pode acontecer algum tempo depois da picada. Mas a dor da picada ela é imediata. Esses outros sintomas, eles vão aparecer ali entre 2 horas, 1 hora depois da picada, quando houver casos graves de envenenamento. Mas a principal característica é a dor. Uma dor intensa e bastante característica que é muito evidente quando você é vitimado pela picada de um escorpião”.
Caso ocorra um acidente com escorpião, é recomendado lavar a área do local machucado com sabão, elevar o membro afetado para evitar que o veneno se espalhe, e procurar atendimento médico imediatamente.
Em caso de emergência, é importante contatar o SAMU pelo número 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O CIATox, Centro de Informação e Assistência Toxicológica, contém médicos e enfermeiros que orientam vítimas de acidentes com animais peçonhentos. O número é 0800-644-6774.
*Com supervisão de Rafael Gasparatto
3:14Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera