Sousa/PB -
Pacientes

Plantão do fim de semana no Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 400 atendimentos e 16 cirurgias

No mesmo plantão foram realizados 16 procedimentos cirúrgicos, sendo 13 eletivos, uma curetagem e dois partos cesarianos.

Por Redação do Reporterpb

01/09/2025 às 19:52

Ads 970x250
Imagem Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha

Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde, realizou 412 atendimentos entre consultas ambulatoriais e na urgência e emergência, no período entre a noite da sexta-feira (29) e o domingo (31). No mesmo plantão foram realizados 16 procedimentos cirúrgicos, sendo 13 eletivos, uma curetagem e dois partos cesarianos. 
 
Entre as cirurgias eletivas, destacaram-se laqueaduras (corte ou bloqueio das trompas), hernioplastias (retirada de hérnias), colecistectomias (retirada da vesícula biliar) e procedimentos ortopédicos para correção de fraturas de rádio, punho e clavícula, além de fixação de dedo do pé, tratamento de artrite de joelho, fratura exposta e redução com placa em rádio.
 
O hospital também registrou 32 internações, motivadas principalmente por Acidente Vascular Encefálico (AVE), broncopneumonia, cólica nefrética (dor lombar intensa e aguda, causada pela obstrução do trato urinário), Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), lesão de coluna, Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), traqueostomia e úlcera no pé.
 
Durante o plantão foram realizados 410 exames laboratoriais, 88 de raios-X e 27 tomografias. As principais causas de atendimento foram queixas de dores (63 casos), amigdalite (26), aplicação de medicação própria (25), síndrome gripal (12), lombalgia (12), além de 12 vítimas de sinistros de trânsito com moto e 11 casos de crise de ansiedade, entre outras demandas.
 
O hospital realizou ainda 13 avaliações obstétricas, 10 ortopédicas, nove avaliações de exames e uma avaliação cardíaca. A unidade funciona como clínica médica, urgência e emergência, maternidade e integra o Programa Opera Paraíba.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.