30/08/2025 às 15:19
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai funcionar em 45 cidades brasileiras neste sábado (30/8) e domingo (31/8), em regime de mutirão da Perícia Conectada. O Ministério da Previdência Social calcula que cerca de nove mil pessoas serão atendidas.
A Perícia Conectada vai ampliar o acesso da população à perícia médica, especialmente em regiões com escassez de peritos. O objetivo do mutirão do INSS é reduzir o tempo de espera e evitar que os segurados enfrentem longos deslocamentos para obter atendimento.
Serão realizadas perícias iniciais para Benefício por Incapacidade Temporária, o antigo Auxílio-doença, e também avaliações médicas de requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência e nas revisões desses benefícios assistenciais. Todas as vagas foram preenchidas com pessoas que já haviam agendado atendimento pericial, mas que estavam com tempo de espera elevado.
O maior número de vagas foi disponibilizado para as cidades de Londrina, no Paraná, João Pessoa, na Paraíba, além de Ribeirão Preto e Guarulhos, em São Paulo.
Para ler no celular, basta apontar a câmera