Sousa/PB -

Extras

Corpo de Luis Fernando Verissimo é velado em Porto Alegre

Rádio Agência

30/08/2025 às 13:13

Tamanho da Fonte

O escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo morreu na madrugada deste sábado (30/8), aos 88 anos, em Porto Alegre. O velório acontece hoje, no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, até as 17h.

Veríssimo estava internado desde o dia 11 de agosto, em estado grave, na UTI do Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha, para tratamento de uma pneumonia. O cronista já vivia com Parkinson e sequelas de um AVC.

Nas redes sociais, o presidente Lula manifestou solidariedade à família do escritor e afirmou que Veríssimo foi um dos maiores nomes da nossa literatura e do nosso jornalismo. E que, como poucos, o escritor soube usar a ironia para denunciar a ditadura,  o autoritarismo e defender a democracia.

Em nota, a Academia Brasileira de Letras (ABL) também lamentou a morte do escritor gaúcho.

Membro da Academia Brasileira de Letras, o escritor gaúcho Carlos Nejar, de 86 anos, lembrou da grande contribuição que a obra irônica e bem humorada de Luis Fernando Veríssimo deu ao Brasil. 

“Era uma das grandes vozes do Brasil na literatura. Sabia ser cronista, romancista,  sobretudo um mágico, que tinha o sortilégio, uma espécie de predestinação a respeito das palavras.”

Vida e obra de Verissimo

Filho do escritor Érico Veríssimo, Luiz Fernando nasceu em Porto Alegre em 1936. Passou parte da infância e da adolescência nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, se consolidou como colunista dos jornais Zero Hora, O Estado de São Paulo e O Globo.

Ao longo de sua carreira publicou mais de 60 livros, entre crônicas, contos, romances, literatura infantil e sátiras políticas. Obras como o “O analista de Bagé”, “Comédia da vida privada” e “As mentiras que os homens contam” o tornaram um dos autores mais queridos e bem sucedidos do país.

Além de exímio escritor, Luís Fernando Veríssimo também foi cartunista, roteirista e apaixonado por jazz, tendo integrado o grupo Jazz 6 como saxofonista. Ele deixa a esposa Lúcia, três filhos e dois netos.
 

2:15

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera