20/08/2025 às 19:31
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informou nesta quarta-feira (20) que os Estados Unidos aliviaram parte das sanções a produtos brasileiros que levam alumínio, aço ou cobre na sua composição. A medida alcança pouco mais de 6% das exportações que eram sobretaxadas e unifica essas tarifas para o mundo todo.
A declaração foi na Câmara dos Deputados, após Alckmin se reunir com o presidente da casa, Hugo Motta, para pedir celeridade à votação dos projetos que ampliam as medidas de apoio ao comércio exterior brasileiro.
Segundo Alckmin, Motta sinalizou que dará atenção especial às medidas ligadas ao Plano Brasil Soberano, sancionado pelo presidente Lula na semana passada, e que conversará com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sobre a medida.
O Plano Brasil Soberano tramita no Congresso Nacional em duas iniciativas, uma medida provisória e um projeto de lei complementar, que buscam amenizar os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, como explicou Alckmin após o encontro.
“Nós pedimos urgência, o presidente Lula encaminhou a medida provisória que estabelece crédito, fundo garantidor, compras governamentais e um PLP que estabelece o Reintegra. E, por outro lado, temos mais 15 projetos de lei que estão em tramitação aqui na Câmara que dizem respeito ao comércio exterior”.
A agenda legislativa de interesse do governo federal inclui ainda 11 acordos internacionais, como o que prevê isenção de tarifas para importações de aeronaves entre os 33 países da Organização Mundial do Comércio e o acordo que prevê regras comuns para o comércio de eletrônicos entre os países do Mercosul.
2:43Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera