16/08/2025 às 13:04
Catorze mil. Esse foi o número de atendimentos no primeiro mutirão em território indígena do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A quantidade de atendimentos em serviços especializados foi 12 vezes maior do que o previsto.
Foram beneficiados os povos Tikuna, Kokama, Kambeba e Kanamari que vivem em Tabatinga (AM). O mutirão levou profissionais de saúde e equipamentos de ponta à aldeia Belém dos Simões, uma das maiores do Brasil.
Ao todo, foram 182 cirurgias oftalmológicas, quase 2 mil consultas e cerca de 11 mil exames e procedimentos. Além disso, foram entregues 651 óculos à comunidade, que abriga 10 mil indígenas.
O mutirão do Agora Tem Especialistas tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. Ao todo, estão previstos cinco mutirões em território indígena, de agosto a novembro. Vão ser contempladas aldeias no Amazonas, Acre e Mato Grosso.
O segundo mutirão já teve início e acontece até 17 de agosto na Aldeia Morada Nova, em Itamarati (AM).
1:14Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera