Sousa/PB -

Extras

Estudantes criam carrapaticida natural a partir de planta medicinal

Rádio Agência

16/08/2025 às 11:21

Tamanho da Fonte

O mercado pet no Brasil já registra um crescimento de 12% com relação ao ano passado, de acordo com dados do Instituto Pet Brasil. Diante do aumento do consumo de produtos voltados para animais domésticos, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio-Sudoeste, em Itororó (BA), Maria Luiza Fontes e João Lucas dos Santos criaram um produto à base de melão-de-são-caetano para o combate a parasitas.

A professora e engenheira agrônoma Thayane Gonçalves foi orientadora do projeto e conta como a pesquisa começou.

“Inicialmente a gente sabia que esse melão-de-são-caetano era usado como medicina humana, mas os meninos realizando a pesquisa mais profundamente descobriram também o poder dele de ectoparasita.”

O estudante do 3º ano do ensino médio profissional em agropecuária, João Lucas, diz que no início ele e um colega se interessaram em pesquisar o melão-de-são-caetano por ser considerado uma planta medicinal.

“A ideia começou lá em 2023.  No início era eu e Alexandre.  A gente pesquisou casos que estavam acontecendo com grande índice no lugar que a gente mora, que era a infestação de carrapato, pulgas, ácaros. E aí a gente teve a ideia de fazer um produto com efeito parasitário, com efeito carrapaticida, né? E aí a gente pesquisou e acabou achando o melão-de-são-caetano”.

Maria Luiza, aluna do 2º ano, também do ensino médio profissional em agropecuária, comenta como entrou para o projeto.

“Ano passado, o João me viu apresentando um trabalho e ele me perguntou se eu queria participar do projeto. Topei na hora”.

A médica veterinária e professora da UFBA, Rosa Uzêda, acredita que o produto dos estudantes de Tororó é uma possibilidade muito promissora.

“melão-de-são-caetano, que foi explorado pelos estudantes, eu vejo como uma possibilidade bem interessante e de forma promissora”.

2:07

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera