Sousa/PB -

Extras

Operação desmonta quadrilha que falsificava medicamentos para câncer

Rádio Agência

15/08/2025 às 13:56

Tamanho da Fonte

No Ceará, quadrilha que falsificava medicamentos para câncer é desarticulada em uma ação da Polícia Federal e da Anvisa, com apoio de órgãos do estado do Ceará. Essa ação contou com a participação de fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e de agentes da Polícia Federal; e é mais uma etapa da operação de combate à falsificação de medicamentos para tratamentos de câncer no Ceará, iniciada nesta semana.

Foram cumpridos mandados judiciais nas dependências de uma empresa suspeita de distribuir e vender versões falsificadas do medicamento injetável Keytruda, para hospitais e clínicas de saúde. O produto original possui o princípio ativo chamado pembrolizumabe; e é um imunoterápico de alto custo usado no tratamento de diversos tipos de câncer.

Os agentes também encontraram notas fiscais comprovando a venda dos produtos, sem registro sanitário. Isso quer dizer que, por não ter registro, não tem como saber a sua procedência, em quais condições foram fabricados e nem garantir o que há no conteúdo. A falsificação de medicamentos pode ser considerada crime hediondo pelo Código Penal. As penas vão de 10 a 15 anos de prisão, especialmente nos casos dos medicamentos chamados “Life Saving”, ou seja, considerados de alta importância para a saúde pública. 

A Anvisa não informou se houve prisões nem o nome da distribuidora. A empresa foi interditada até a conclusão das investigações. Também participaram da operação profissionais da Secretaria de Saúde do Ceará; da Vigilância Sanitária de Fortaleza; e da Agência de Fiscalização de Fortaleza.

1:50

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera