06/08/2025 às 22:04
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu nesta quarta-feira, em Brasília, uma comitiva da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos para discutir o impacto do tarifaço sobre os municípios brasileiros e as estratégias para mitigar os efeitos negativos sobre renda e emprego.
Entre os pleitos dos governantes municipais estão a compensação financeira por eventuais perdas na arrecadação municipal, a diversificação da matriz produtiva, a ampliação dos prazos de crédito rural, além de um plano de proteção dos empregos das atividades mais afetadas, nos moldes do que foi feito durante a pandemia da covid-19.
De acordo com a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, do PT de Minas Gerais, Alckmin prometeu um plano de contingência para as empresas com compensações fiscais.
“O vice-presidente Alckmin,nos prometeu, para muito breve, para uma aliança possível, um plano de contingência pelo qual nós vamos poder recorrer a compensações fiscais, a compensações para as empresas que estão sendo particularmente prejudicadas.”
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, do União Brasil de Pernambuco, explicou que o plano de contingência do governo federal precisa sair o quanto antes, especialmente por conta de produtos perecíveis, como, por exemplo, manga e uva. Durando explicou que mais de 80% da manga e da uva produzida no país são de Petrolina, Juazeiro e Vale do São Francisco.
“O que a gente veio aqui realmente para ver com o ministro, vai ser umas medidas que ele ia tomar principalmente em relação aos produtos perecíveis. São 2.500 containers de manga e mais de 900 containers de uva. Isso dá mais de 90 milhões de dólares que seria exportado.
Segundo o prefeito, Alckmin sinalizou que existe a intenção por parte do governo de comprar parte dos alimentos e distribuir em programas sociais e de merenda escolar.
“Esse contingenciamento é que ele vai apresentar também nessa parte do consumo pelo governo federal, dessa nossa fruta da mango e uva para que seja consumido no mercado interno o quanto antes e ele ficou de apresentar o mais rápido possível essas medidas, ainda essa semana, que serão tomadas pelo governo federal.”
Mais cedo, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, se encontrou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (do PSD). O estado gaúcho foi o segundo mais afetado pelo tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump, de acordo com um estudo elaborado pelo Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, que foi entregue a Alckmin pelo governador do estado.
2:44Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera