30/07/2025 às 22:08
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reuniu-se, nesta quarta-feira (30), com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Washington, para discutir o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump. Vieira disse que discutiu com Rubio o estado atual da relação bilateral e afirmou que o Brasil está aberto a dar seguimento às negociações comerciais, iniciadas em 7 de março e paralisadas desde a divulgação da carta de Trump, em 9 de julho, que anunciava a intenção de impor tarifas de 50% aos produtos brasileiros.
O chanceler Mauro Vieira ressaltou que não haveria espaço para debates envolvendo temas políticos ou da justiça brasileira:
“Enfatizei que é inaceitável e descabida a ingerência na soberania nacional, no que diz respeito a decisões do Poder Judiciário do Brasil, inclusive a condução do processo judicial no qual é réu o ex-presidente Bolsonaro. Afirmei que o Poder Judiciário é independente no Brasil, tanto como aqui, e que não se curvará a pressões externas.”
Ao final do encontro, os chefes da diplomacia norte-americana e brasileira concordaram sobre a necessidade de manter o diálogo para solucionar os problemas comerciais bilaterais.
Vieira afirmou que voltará ao Brasil ainda na noite desta quarta-feira, para se encontrar com o presidente Lula e definir as respostas do governo brasileiro diante das medidas anunciadas hoje pelo departamento de Estado, pelo Tesouro e pela Casa Branca.
1:45Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera