27/07/2025 às 11:40
Em tempos de calor, o corpo perde mais água através da transpiração para regular a temperatura, o que pode causar desidratação se não houver uma reposição adequada de líquido. A falta de água no corpo pode causar fadiga, dores de cabeça, tonturas e, em casos graves, problemas sérios como insuficiência renal e até mesmo risco de morte.
Neste verão amazônico, muitos paraenses viajam para aproveitar as praias e balneários do estado. Mas para curtir esta programação de atividades ao ar livre com responsabilidade, é preciso beber bastante água. A doutora Trícia Nunes, médica nefrologista, se aprofunda a cerca das complicações que podem acontecer pela desidratação:
"Muitas complicações podem acontecer, até mesmo alterações cognitivas, doenças crônicas, como próprio problema renal, a doença renal crônica. A gente tem bem estabelecido a questão do cálculo renal. É um protetor você ingerir uma quantidade grande de líquido. Infecção urinária, constipação intestinal, problemas gástricos... Se você ingerir uma quantidade boa de líquido vai melhorar o seu funcionamento intestinal. Então tem várias patologias que podem estar envolvidas com o baixo consumo de líquido crônico."
A água é indispensável para a saúde e o bom funcionamento do corpo e melhora o desempenho físico e mental. A estudante Samiri Santos destaca a relevância da hidratação no verão amazônico.
"Eu acho que é muito importante, principalmente nesse verão que está fazendo muita quentura. Eu acho que é muito importante se hidratar bem, tomar bastante água."
Beber bastante água pode beneficiar o cérebro, um dos órgãos mais complexos do corpo humano, pois potencializa o trabalho neurológico e evita outros problemas, como enxaqueca, confusão e cansaço mental. De acordo com especialistas e instituições ligadas à saúde, a quantidade de água que cada pessoa deve ingerir varia de acordo com o peso.
2:14Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera