27/07/2025 às 11:17
Trinta milhões de brasileiros já têm em mãos e no celular a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Mais moderno e seguro, o documento conta o CPF, o número único válido para todo o Brasil. Além disso, permite a integração entre sistemas, o combate a fraudes e o uso tecnologias de biometria e autenticação digital.
Jovens entre 15 e 19 anos foram os que mais tiraram a nova carteira, com mais de 3,3 milhões de expedições. Crianças, entre zero e quatro anos, aparecem com quase 2 milhões de emissões. Para quem tem até 12 anos, a validade do documento é de cinco anos. Nessa idade acontece a mudança na biometria, o que afeta a identificação.
Uma novidade que protege quem perdeu documentos é o aplicativo para a verificação do QR Code. A nova carteira de identidade ainda aumenta a segurança da conta GOV.BR, no acesso a serviços digitais do governo federal, de estados e municípios. Entre eles, o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
A nova Carteira de Identidade Nacional foi lançada em julho de 2022. A emissão é feita pelos institutos de identificação dos estados.
Para ler no celular, basta apontar a câmera