17/07/2025 às 11:29
Um esquema de fraudes contra o INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, foi alvo de uma operação da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Durante o monitoramento do grupo investigado, os policiais identificaram os principais integrantes e a dinâmica operacional da organização, além de obter acesso a conversas, documentos e outros elementos que comprovaram a formalização de 415 requerimentos fraudulentos.
Segundo o chefe da Delegacia da PF de Macaé, Adriano Espindula Soares, os suspeitos atuavam há mais de 10 anos e montaram um esquema complexo para burlar benefícios sociais.
Sonora delegado: trecho que ele fala da participação de servidores e agentes bancários + até 30 milhões.
Ainda de acordo com as investigações, os integrantes do grupo realizavam diversos requerimentos por dia, a ponto de não conseguirem sequer abrir todas as contas bancárias vinculadas aos benefícios devido ao alto volume, o que resultava por vezes na suspensão dos benefícios por ausência de saque.
Durante a ação desta quinta-feira, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro e São Gonçalo. Os policiais apreenderam 74 mil reais em espécie, três carros, joias, celulares, armas de fogo, munições e diversos documentos.
O suspeito encontrado com as armas, informou ser CAC, sigla para Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador, e se refere a pessoas físicas que possuem o direito de possuir armas de fogo e munições para exercer essas atividades. O armamento será submetido à perícia técnica criminal e análise documental para verificação.
Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato previdenciário, corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
2:51Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera