14/07/2025 às 20:09
Depois de um período de testes, o Ministério da Justiça e Segurança Pública regulamentou, nesta segunda-feira (14), o CNCR, Cadastro Nacional de Celulares com Restrição. Ele vai usar a base de dados do Celular Seguro para que as pessoas possam verificar se o aparelho possui registro de roubo, furto ou extravio.
A ferramenta também vai usar informações do Cadastro de Estações Móveis Impedidas e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência para fazer a pesquisa de restrição.
O coordenador-geral de Inovação para a Segurança Pública do Ministério da Justiça, José Rocha, explica que mesmo com a nova opção ainda é importante pedir a nota fiscal do celular para confirmar que não foi roubado.
Segundo Rocha, quem quiser fazer uma consulta sobre a situação do aparelho, deve acessar o aplicativo Celular Seguro.
"Primeiro você tem que entrar, logar, no celular seguro e escolher opção celular com restrição. Depois é só digitar o IMEI, identificação única do aparelho, do aparelho que você quer consultar. Se você não souber o IMEI, basta digitar no teclado do telefone asterisco, jogo da velha, 06 e jogo da velha. Lembrando que ainda assim é necessário que tome todas as medidas necessárias para se precaver de estar caindo num golpe. É importante, por exemplo, pedir acesso às notas fiscais".
De acordo com a Anatel, o cadastro tem o objetivo de prevenir a receptação de celulares roubados e aumentar o combate à criminalidade. Além disso, pode ajudar a proteger o consumidor no momento da compra de um novo telefone.
*Com supervisão de Roberta Lopes
1:49Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera