Sousa/PB -

Extras

Lula critica tarifaço dos EUA e defende cooperação global

Rádio Agência

11/07/2025 às 11:30

Tamanho da Fonte

Logo Agência Brasil

O presidente Lula criticou o aumento de tarifas comerciais em artigo publicado em jornais de nove países. Segundo ele, a aplicação de tarifas unilaterais interrompe cadeias de valor e empurra a economia global para uma espiral de preços altos e estagnação. O presidente brasileiro diz ainda que a Organização Mundial de Comércio foi esvaziada.

O texto foi publicado um dia após o presidente americano Donald Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Notícias relacionadas:

No artigo, Lula alertou que a ordem internacional corre risco de colapso justamente no ano em que a ONU completa 80 anos. Ele defende a cooperação global como caminho para reduzir desigualdades, encerrar guerras e preservar o planeta.

O presidente defendeu a reforma de organizações internacionais para atender as necessidades da atualidade, com um multilateralismo mais justo e inclusivo. E afirmou: “não existem muros altos o bastante para manter ilhas de paz e prosperidade cercadas de violência e miséria”.

Segundo ele, membros permanentes do Conselho de Segurança banalizam o uso ilegal da força. Lula cita as invasões e intervenções no Afeganistão, na Líbia, na Ucrânia, na Palestina e no Irã. O presidente lembra que países cortaram programas de cooperação em vez de redobrar os esforços pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com Lula, nos últimos 10 anos, o 1% mais rico do mundo acumulou quase US$ 34 trilhões — valor suficiente para acabar com a pobreza mundial 22 vezes. Para ele, esse cenário alimenta o avanço de discursos extremistas e de ódio, que colocam em risco a democracia.

1:41

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera