25/05/2025 às 11:36
O brasileiro Hugo Calderano é prata no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa realizado em Doha, no Catar. O ouro ficou para o chinês Wang Chuqin, que venceu a partida deste domingo (25) por 4 sets a 1 e conquistou, pela primeira vez, o título.
A partida, que teve início às 9h30, no horário de Brasília, durou quase uma hora. O chinês levou o primeiro set de virada por 12 a 10. No segundo set, o brasileiro abriu 2 a 0, mas viu Wang dominar o jogo, fechando em 11 a 3. O terceiro set teve o placar de 11 a 4 para o mesatenista brasileiro. O quarto e o quinto sets foram novamente para Wang, com placar de 11 a 2 e 11 a 7.
Essa foi a sétima vez que Calderano e Wang se enfrentaram na carreira. O chinês lidera o histórico de confrontos, com 5 vitórias, contando a decisão deste domingo.
Mas a derrota não tira o mérito de mais um capítulo inédito que Calderano construiu na história do tênis de mesa mundial. A final inédita permitiu que um latino-americano subisse pela primeira vez ao pódio do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, com a prata conquistada pelo mesatenista brasileiro. O carioca de 28 anos começou a praticar o tênis de mesa aos 8 anos e a treinar na seleção brasileira aos 14. Nesses 14 anos de carreira, ele tem no currículo uma semifinal olímpica, o tricampeonato latino-americano e é o atual tricampeão pan-americano.
O maior feito da carreira também aconteceu este ano. Hugo Calderano é o atual campeão da Copa do Mundo de 2025 da modalidade, realizada no último mês de abril, em Macau, na China. Esse título o tornou o primeiro atleta fora da Ásia e da Europa a conquistar o título da Copa do Mundo.
Para ler no celular, basta apontar a câmera