20/05/2025 às 09:19
O evento foi aberto com a palestra "Desafios e perspectivas de financiamento da comunicação pública no Brasil", feita pelo professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Eugênio Bucci. Ele também é superintendente de Comunicação Social da USP e foi presidente da antiga Radiobrás, instituição que antecedeu a EBC de 2003 a 2007.
O professor destacou que, nos Estados Unidos, o governo Trump tem atacado com corte de gastos a NPR e PBS, emissoras do sistema público de comunicação do país.
Diante dessas ameaças, defendeu a necessidade de um debate sobre formas de financiamento da comunicação pública, visando garantir a autonomia dessas instituições.
"É uma grande alegria contar com esse encontro aqui na Universidade de São Paulo", afirmou. "É um prazer receber aqui o Jean, a diretoria da EBC e todas as emissoras públicas do país", saudou Bucci. "Isso para nós é uma honra que não tem tamanho".
"O desafio do financiamento é vital para a comunicação pública", concordou o diretor-presidente da EBC, Jean Lima (foto), destacando que o atual governo Lula conseguiu interromper as sucessivas reduções de recursos para a área.
Jean Lima afirmou que uma das principais missões da comunicação pública é o combate à desinformação. "A desinformação sempre existiu, mas o que vemos agora é uma política sistemática que tem inclusive prejudicado a população", afirmou, citando a redução da cobertura vacinal como exemplo, após a série de campanhas de desinformação sobre vacina.
A diretora de Jornalismo da EBC, Cidinha Matos, apresentou para as emissoras o formato de envio das reportagens para os jornais da rede na TV Brasil. "O material da rede que estamos recebendo é muito bom, de alta qualidade", afirmou a apresentadora do telejornal Repórter Brasil Tarde, Luciana Barreto.
A diretora de Conteúdo e Programação, Antônia Pellegrino, falou sobre o aproveitamento de conteúdo financiado pela Lei Paulo Gustavo na grade de programação da TV Brasil. A articulação com 10 secretarias estaduais de cultura para inclusão de uma cláusula de licenciamento para emissoras públicas para obras financiadas pela Lei Paulo Gustavo permitiu o aproveitamento de mais de 700 obras na emissora pública e parcerias da RNCP.
Para ler no celular, basta apontar a câmera