16/05/2025 às 09:38
A gripe é a principal causa de morte em idosos no país. O alerta é da Fiocruz, no novo boletim divulgado nessa quinta-feira (15/5). O vírus da Influenza A também é uma das três principais causas de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave entre as crianças, e responsável pelo aumento das hospitalizações em todo o país, segundo o boletim.
A análise constatou ainda um crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associado ao vírus sincicial respiratório, em crianças pequenas.
Em alguns estados do Centro-oeste e Sudeste, foi percebida uma desaceleração desse índice. Mas a pesquisadora da Fiocruz, Tatiana Portella, alerta que ainda não é o momento de relaxar os cuidados e reforça a importância da vacinação.
“É muito importante que todas as pessoas desses grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com comorbidade, estejam em dia com a vacinação contra o vírus da influenza, já que essa vacina protege contra a hospitalização e até mesmo contra o óbito. A gente também reforça a importância do uso de máscaras dentro dos postos de saúde, em locais com maior aglomeração de pessoas, com menor circulação de ar e também principalmente em caso de aparecimento de sintomas de gripe ou resfriado.”
A vacina contra a gripe está disponível desde o início de abril nas unidades básicas de saúde. A meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 32 milhões de idosos, 15 milhões de crianças e um milhão e seiscentas mil gestantes, além de milhões de pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, professores, povos indígenas, população em situação de rua, entre outros.
Para ler no celular, basta apontar a câmera