07/05/2025 às 10:21
Os atendimentos a crianças com vírus respiratórios no SUS vão ganhar um reforço. Diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, o Ministério da Saúde anunciou um incentivo anual de R$ 100 milhões, para intensificar as ações de prevenção a esse público, que tem registrado aumento nas hospitalizações.
Uma delas é o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país, no próximo sábado. Segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilha, a imunização pode reduzir em até 60% os casos graves e as mortes por gripe.
O cenário atual de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza em idosos. Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, em 2025, foram notificados cerca de 45 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
As vacinas contra a gripe começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde em março. Para este ano, foram adquiridas pouco mais de R$ 73,5 milhões de doses.
Neste momento o imunizante é direcionado aos grupos prioritários de crianças entre 6 meses e 6 anos, idosos, gestantes e puérperas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, de forças de segurança e professores.
Para ler no celular, basta apontar a câmera