07/05/2025 às 15:15
Os professores da rede de educação municipal de Salvador, na Bahia, iniciaram greve, por tempo indeterminado, nesta quarta-feira (7), após rejeitarem a proposta salarial apresentada pela prefeitura da capital.
Estudantes de 420 escolas municipais na capital baiana estão sem aulas.
A prefeitura chegou a oferecer reajuste salarial de 4%, dividido em duas parcelas: a primeira em maio e a segunda em outubro.
Em assembleia, nessa terça-feira (6), os trabalhadores consideraram a proposta insuficiente para garantir pelo menos o piso nacional do magistério, conforme previsto em lei sobre o reajuste anual do salário mínimo de professores.
Segundo a Associação dos Professores Licenciados da Bahia, entidade que representa a categoria, a defasagem salarial real é muito maior, 58%. Como explica a diretora Elza Melo.
Os professores pedem ainda condições melhores de trabalho; climatização das salas de aula; e material pedagógico.
O sindicato também recorreu ao Ministério Público da Bahia para tentar mediar a negociação.
Entramos em contato com a prefeitura de Salvador e a Secretaria de Educação, mas ainda não obtivemos resposta.
Geral Professores rejeitaram proposta de aumento de 4% São Luís 07/05/2025 - 15:15 Sâmia Mendes / Liliane Farias Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional greve Salvador quarta-feira, 7 Maio, 2025 - 15:15 1:25Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera