12/09/2022 às 12:14
Pesquisa Eleitoral, e suas medotologias ‧ Foto: Divulgação
A pesquisa eleitoral é o termômetro usado pelos políticos em uma campanha eleitoral para medir o grau de satisfação do eleitoral em relação aquela personalidade que disputa vaga quer no cenário estadual, ou federal.
Os dados servem como amostra para identificar se a mensagem do candidato na campanha de fato esteja surtindo feitos positivos, ou negativos, assim corrigi-los, ou avançar nas estratégias positivas.
Mas, essa metodologia não é tão barata como imagina para os contratantes.
Conforme divulgação oficial do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, uma pesquisa registrada nos moldes da legislação eleitoral custa o valor de R$ 58.968,00.
Agora no dia 09 de setembro, o Sistema PesqEle do TSE recebeu pedido de registro de uma nova pesquisa eleitoral no Estado da Paraíba para Governo do Estado, e cargo de Senador.
O pedido foi feito pelo Instituto Veritá, o mesmo que trouxe resultado de uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada na Paraíba.
A metodologia apresentada vai ouvir entre os dias 10/14 de setembro a opinião do eleitor paraibano sobre sua preferencia no momento para candidato a governador, e senador do Estado nestas eleições, cuja divulgação prevista para o dia 15 de setembro.
A Pesquisa deverá ouvir 1.512 eleitores por todo o Estado.
Portanto, quem de fato contrata pesquisa eleitoral na Paraíba, a média gasta com os números é de R$ 58.968,00 mesmo que o resultado lhe traga dissabor, ou satisfação.
Por Pereira Jr.
Para ler no celular, basta apontar a câmera