08/08/2025 às 11:03
As águas do Rio São Francisco alcançaram o açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, Sertão da Paraíba, marcando mais um avanço no Projeto de Integração do São Francisco (PISF). A liberação faz parte do cronograma do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que busca ampliar a segurança hídrica no semiárido nordestino.
Após passar pela barragem de Caiçara, também em Cajazeiras, a água segue agora em direção ao Rio Grande do Norte. Esta será a primeira vez que o estado potiguar receberá as águas da transposição de forma regulamentada, com previsão de chegada até o fim da terceira semana de agosto.
Com a chegada ao açude Ávidos, as válvulas foram abertas para permitir o escoamento até o Rio Piranhas. A população ribeirinha deve ficar atenta ao aumento do fluxo em áreas próximas ao leito.
A água percorre um trajeto de 25 km até o Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), e segue até a divisa com o Rio Grande do Norte, em um percurso de 127 km monitorado por técnicos federais.
O PISF é a maior obra hídrica do país, com 477 km de canais que interligam os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, beneficiando cerca de 12 milhões de pessoas.
O ministro Waldez Góes acompanha de perto a operação e destacou o impacto positivo da ação. “Mais um avanço na missão de garantir segurança hídrica ao povo nordestino”, afirmou.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera