Sousa/PB -
notificação

Secretária de Sousa esclarece que não se pode afirmar que um paciente está infectado com vírus Influenza no Município

A Secretaria Municipal de Saúde de Sousa e a Unidade de Pronto Atendimento UPAM 24h – “Dr. Marizinho” informa

Da Redação Repórter PB

10/06/2019 às 20:54

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Portal REPORTERPB recebeu Nota de Esclarecimento encaminhada pela secretária de Saúde do Município de Sousa, Amanda Silveira sobre noticiais veiculada que em Sousa foi notificado um caso de H1N1.
Leia a Nota

A Secretaria Municipal de Saúde de Sousa e a Unidade de Pronto Atendimento UPAM 24h – “Dr. Marizinho” informa:

Em relação às informações que tem sido divulgadas na imprensa e nas redes sociais, sobre um suposto caso de H1N1 registrado no município, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H – “Dr. Marizinho” esclarece que, em 09 de junho de 2019, um idoso foi admitido neste serviço de saúde, com quadro sugestivo de Síndrome Respiratória Aguda Grave. De acordo com os sinais clínicos do paciente, ele se enquadra nos critérios de suspeita, o mesmo foi notificado, coletado e encaminhado material para análise no LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba) e imediatamente iniciado o tratamento, como preconiza o protocolo do Ministério da Saúde para esse tipo de situação.

O paciente foi transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sousa, onde encontra-se sob os cuidados dos profissionais daquela unidade.

É importante ressaltar que, NÃO se pode afirmar que um paciente está infectado com vírus Influenza H1N1 apenas pelos sintomas, pois são sinais inespecíficos e podem ser confundidos com diversas outras patologias. Porém o importante é que havendo a suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave é que seja feito todos os procedimentos cabíveis, da forma que foi realizada no caso em questão.
Informamos a população Sousense sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção do contágio pela Influenza H1N1 no município.

Entre as medidas essenciais para a prevenção estão: higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; e evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

O vírus apresenta sintomas semelhantes aos sinais da gripe comum: inicia-se com febre, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia e tosse seca. Os sintomas podem ser seguidos de sinais de alarme: desconforto respiratório, dificuldade para respirar, hipotensão, persistência da febre. Nesses casos, é preciso procurar as Unidades de Saúde.

Vale lembrar também que outra forma de prevenção é a vacinação, que já vem sendo realizado em nosso município desde o início da campanha. Tendo imunizado 95% munícipes dos grupos prioritários e continua aberta a todos os interessados que procurem as UBS até enquanto durar o estoque que nos foi ofertado, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

AMANDA OLIVEIRA DA SILVEIRA MARQUES DANTAS
Secretária Municipal de Saúde

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.