
05/01/2026 às 19:00
No plantão do feriado de final de ano, que compreendeu o período entre a quarta-feira (31) até o domingo (4), a Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, atendeu 418 pessoas, das quais 24 vítimas de sinistros de trânsito. Neste período, o hospital realizou ainda 23 cirurgias, sendo 18 de urgência e cinco eletivas.
Foram oito cirurgias gerais, outras oito ortopédicas, cinco vasculares, uma urológica e outra bucomaxilo. Na urgência, o maior número de atendimentos foi no plantão do dia 2, quando 101 pessoas deram entrada na unidade. No dia 31 foram atendidas 79 pessoas; no dia 1º, 91 procuraram o serviço; no sábado outras 83 pessoas passaram por consulta médica; e no domingo, mais 64 pacientes passaram pelo serviço emergencial da unidade. Nestes plantões, 82 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas.
Além dos acidentes de trânsito, outras causas recorrentes de atendimento foram queixas de dores (60), vítimas de quedas (60), mordida de animais (15), fratura (13), trauma (12), corte (10), mal estar (10), pancada (10), Infarto Agudo do Miocárdio (8), agressão física (6), Acidente Vascular Cerebral (AVC) (5), crise nervosa (4). Mas, além destes casos, o hospital atendeu pessoas com crises convulsiva, hipertensiva, renal e de vesícula, infecção, desmaio, além de uma vítima de afogamento e outra de tentativa de suicídio.
Boa parte das vítimas de sinistros de trânsito é residente da cidade de Patos, com 12 registros, mas o hospital recebeu pacientes das cidades de Imaculada, Poço Dantas, Condado, Desterro, Itaporanga, Passagem, Santa Luzia, São José de Espinharas, São Mamede, Tavares, Catingueira, Malta e São José de Piranhas. Foram 17 pessoas que se acidentaram com motos, quatro com bicicletas e outras três com automóvel.
“Gostaria de parabenizar todos os membros da nossa equipe pelos excelentes resultados alcançados durante os plantões de final de ano. Em um período de grande demanda, conseguimos atender 418 pacientes na urgência e realizar 23 cirurgias, o que reflete não apenas a nossa capacidade de resposta, mas também o compromisso e a dedicação de cada profissional. Mesmo com alta demanda, conseguimos manter a qualidade no atendimento e a segurança dos pacientes. A colaboração entre as equipes de médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais foi fundamental para garantir que todos que procuraram o serviço recebessem o atendimento adequado, no momento certo. Que possamos continuar com esse mesmo espírito de união e empenho ao longo de todo o ano, superando os desafios que surgirem", afirmou o diretor-geral do complexo, Francisco Guedes.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera