Sousa/PB -
Sessões Itinerantes

Ouvidoria da ALPB apresenta Leis de proteção à infância e adolescência aos Conselhos Tutelares de Sousa e Cajazeiras

As reuniões foram conduzidas pela ouvidora da Casa, Arlenilde Correia de Aguiar, que entregou aos conselhos cópias das leis aprovadas pela ALPB relacionadas ao tema.

Por Redação do Reporterpb

17/10/2025 às 15:23

Ads 970x250
Imagem Conselho Tutelar do Município de Sousa

Conselho Tutelar do Município de Sousa ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

Durante as Sessões Itinerantes da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nos municípios de Sousa e Cajazeiras, nessa quinta-feira (16), a Ouvidoria do Poder Legislativo realizou encontros com conselheiros tutelares para fortalecer a atuação desses profissionais e divulgar a legislação estadual voltada à proteção da infância e adolescência. As reuniões foram conduzidas pela ouvidora da Casa, Arlenilde Correia de Aguiar, que entregou aos conselhos cópias das leis aprovadas pela ALPB relacionadas ao tema.

A ação integra o programa Assembleia Itinerante, que leva os serviços do Legislativo estadual às regiões do interior da Paraíba. Além de promover o diálogo com as comunidades, a Ouvidoria aproveita as visitas para estreitar laços com órgãos de defesa de direitos e ampliar o acesso à informação sobre as normas que garantem prioridade absoluta às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

De acordo com Arlenilde Correia, a receptividade dos conselheiros tutelares foi muito positiva, especialmente diante das dificuldades enfrentadas no atendimento às demandas encaminhadas. A ouvidora destacou que a Lei nº 12.554/2022, de autoria do presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, assegura atendimento prioritário nos órgãos da administração pública direta e indireta às crianças e adolescentes acompanhados sob medida de proteção pelos conselhos tutelares, prevenindo situações em que o atendimento é negado ou postergado.

“As ações da Ouvidoria nesse projeto Assembleia Itinerante têm exatamente esse objetivo: fazer contato com conselhos e entidades dos municípios onde a Assembleia está instalada. Visitamos os Conselhos Tutelares levando toda a produção legislativa da Casa referente à criança e ao adolescente, com destaque para a Lei nº 12.554, que assegura preferência absoluta aos Conselhos Tutelares e às crianças aos adolescentes acompanhados por eles. Essa lei tem tido grande repercussão, pois garante que nenhuma criança ou adolescente volte para casa sem atendimento quando encaminhada por um Conselho”, explicou a ouvidora.

Além de Sousa e Cajazeiras, a Ouvidoria já realizou ações semelhantes nos municípios de São Bento e Piancó, reforçando o compromisso da ALPB em difundir a legislação estadual e apoiar o trabalho dos conselheiros tutelares. As visitas também promovem debates sobre o cumprimento efetivo das normas e o fortalecimento das redes locais de proteção à infância e à juventude.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.