Sousa/PB -
Reconhecimento

Assembleia Legislativa reconhece queijo bola de Lastro como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba

Apesar da tradição, o segredo do preparo segue mantido em sigilo, reforçando o caráter único do produto.

Da Redação Repórter PB

04/10/2025 às 08:15

Ads 970x250
Imagem Município de Lastro, Sertão paraibano

Município de Lastro, Sertão paraibano ‧ Foto: Daniel Alexandre/RepórterPB

Tamanho da Fonte

Por seu valor cultural, histórico e econômico, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (30), o Projeto de Lei 2.446/2024, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que reconhece o queijo bola do Lastro como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O queijo passa agora a integrar oficialmente o patrimônio imaterial do estado, consolidando-se como um dos maiores símbolos da tradição queijeira.

Receita de família, produzida há mais de 100 anos no município de Lastro, no sertão paraibano, a iguaria se tornou símbolo da cidade e hoje é reconhecida nacionalmente. Com produção artesanal e limitada — não ultrapassando 60 peças por mês — o queijo bola do Lastro encanta pelo sabor, pela tradicional casca vermelha e pela história que carrega.

Para cada peça, são necessários 12 litros de leite, segundo o produtor José Hamilton, guardião da receita centenária. Apesar da tradição, o segredo do preparo segue mantido em sigilo, reforçando o caráter único do produto.

O deputado Jutay Meneses destacou a importância do reconhecimento. “A vocação queijeira do nosso estado é reconhecida em todo o Brasil, e o queijo bola do Lastro tem papel fundamental nesse processo. Esse reconhecimento valoriza não apenas a economia, mas também a cultura, a identidade e a história do povo paraibano”, disse.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.