Sousa/PB -
coremas

Obra conveniada com Estado motiva alerta do TCE à gestão de Coremas

Além do atraso na execução da obra, o TCE-PB também apontou o descumprimento da Resolução Normativa RN-TC nº 10/2023

Da Redação Repórter PB

07/08/2025 às 08:46

Imagem Prefeitura Municipal de Coremas

Prefeitura Municipal de Coremas ‧ Foto: reporterpb

Tamanho da Fonte

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu alerta formal à Prefeitura Municipal de Coremas, sob a responsabilidade do advogado Bruno Lopes de Araújo, devido a pendências na execução de obra pública financiada por convênio com a Secretaria de Estado da Educação. A decisão consta no Diário Oficial Eletrônico do TCE-PB, edição desta quarta-feira (07).

O alerta é resultado do Relatório de Acompanhamento da Gestão, elaborado pela equipe técnica do Tribunal, que identificou a necessidade de adoção de medidas para garantir a conclusão da obra, cujo objeto não foi especificado no resumo publicado, mas que está vinculada a recursos estaduais e sob fiscalização do Tribunal.

Além do atraso na execução da obra, o TCE-PB também apontou o descumprimento da Resolução Normativa RN-TC nº 10/2023, que obriga os municípios a alimentarem regularmente o sistema GeoPB/TCE-PB com dados sobre obras públicas em andamento. A ausência dessas informações compromete a transparência e o controle social da aplicação dos recursos.

O alerta tem caráter preventivo, conforme previsto no artigo 71 da Constituição Federal e no artigo 59 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele busca orientar os gestores quanto à adoção de providências corretivas para evitar prejuízos à administração pública, à execução orçamentária e ao erário.

O Tribunal poderá adotar novas medidas, inclusive de responsabilização, caso as pendências não sejam sanadas no prazo razoável.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.