Sousa/PB -
Clima Natalino

Humanização e afeto marcam ação natalina com bebês internados no Hospital Edson Ramalho

Os bebês internados foram vestidos pela equipe de enfermagem com roupinhas alusivas ao Natal, em um gesto simbólico de carinho, acolhimento e esperança.

Por Redação do Reporterpb

23/12/2025 às 19:09

Ads 970x250
Imagem Humanização e afeto marcam ação natalina com bebês internados no Hospital Edson Ramalho

Humanização e afeto marcam ação natalina com bebês internados no Hospital Edson Ramalho ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) promoveu, nesta terça-feira (23), uma ação especial de humanização na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), levando o clima natalino para dentro do setor. Os bebês internados foram vestidos pela equipe de enfermagem com roupinhas alusivas ao Natal, em um gesto simbólico de carinho, acolhimento e esperança.
 
Conforme a coordenadora de Enfermagem da UTI Neo, Nathalia Duarte, a iniciativa teve como principal objetivo proporcionar um momento de leveza e conforto emocional para as mães e familiares que vivenciam o período de internação dos recém-nascidos, muitas vezes marcado por ansiedade, medo e expectativa. “Em meio à rotina de cuidados intensivos, nossa intenção foi fortalecer o vínculo afetivo entre mães e bebês, e transmitir uma mensagem de fé e amor neste período natalino”, afirmou.
 
Para as mães, o gesto representou mais do que uma simples caracterização. “Achei tão lindo quando entrei e o vi com um gorrinho de Papai Noel”, contou  Michele Pereira, mãe de João Lucas, que está internado há pouco mais de dois meses na UTI neonatal. Enquanto o filho se recupera, ela está hospedada na Casa de Apoio às Mães - no HSGER, onde divide o momento com outras mulheres que aguardam a alta hospitalar dos filhos.
 
“Vamos passar o Natal juntos, aqui no Edson Ramalho, mas no ano que vem, passaremos esta data em casa, com toda a família”, comentou Michele, que elogiou o trabalho das equipes assistenciais. Para ela, é importante fazer essas comemorações com os bebês e as mães. “No último Dia das Crianças, meu filho tinha acabado de nascer, e ele participou desta ação de vestir os bebês com roupinhas temáticas”, mencionou.
 
No Hospital Edson Ramalho, a humanização faz parte do cuidado integral ao paciente e à família, especialmente no contexto neonatal, em que o apoio emocional é fundamental para o bem-estar das mães e para o fortalecimento do vínculo com os bebês. 
 
O HSGER, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e integrante da rede estadual, possui o selo Amigo da Criança, concedido por suas práticas de promoção ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher.
 
Momento de agradecimento - Entre metas cumpridas, desafios superados e vidas cuidadas diariamente, a manhã desta terça-feira (23) foi de pausa simbólica e necessária no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER). Durante o huddle — reunião diária que integra as equipes assistenciais da unidade — a diretoria promoveu um momento especial de agradecimento e reconhecimento aos colaboradores que, ao longo do ano, fizeram a diferença na saúde pública da Paraíba. Em clima de acolhimento, o encontro celebrou as conquistas alcançadas em 2025 e reforçou o valor do trabalho coletivo, coroado com um lanche natalino servido a todos os presentes.
 
O gesto reuniu diretores, lideranças, gerentes, coordenadores e colaboradores das mais diversas áreas do hospital, em um reconhecimento que ultrapassa números e indicadores e se ancora, sobretudo, no cuidado humano. Para o diretor-hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, a trajetória vivida ao longo do ano foi marcada por desafios crescentes, enfrentados com união e compromisso. “Quando assumi aqui, parecia jogo de videogame. Cada fase mais difícil. Mas, dia após dia, lutamos para avançarmos. E, ao final do ano, graças a todos os colaboradores que deram o seu melhor, nós conseguimos fazer uma gestão focada no usuário mesmo. Nós estamos onde estamos graças a cada um, que se uniu, que deixa sua família para cuidar de outras famílias que estão precisando de cuidado”, destacou.
 
Trabalho em equipe - O reconhecimento também veio do gerente hospitalar, administrativo e financeiro, Bonfilho Martins, que ressaltou a complexidade da rotina do Edson Ramalho e a força do trabalho em equipe. “Nossa equipe fez o que deveria ser feito, da melhor maneira possível. Nesse ambiente complexo que é o Edson Ramalho, as coisas só funcionam porque existe um time que se compromete a oferecer o seu melhor diariamente”, afirmou, reforçando que o funcionamento do hospital é resultado direto do engajamento coletivo.
 
Na mesma linha, o diretor-técnico Ramonn Chaves enfatizou a construção conjunta dos avanços alcançados ao longo do ano. “Parabenizar todos vocês pela construção coletiva. Todo mundo sabe o desafio diário que a gente tem. Vamos celebrar essa vitória. Somos um time”, disse, convidando os profissionais a reconhecerem a própria trajetória e o papel de cada um nesse processo.
 
Próximos passos - O olhar para o futuro também esteve presente nas falas. Para o coordenador do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), Raphael Henrique, o desempenho de 2025 cria bases sólidas para os próximos passos. “Fizemos um grande trabalho em 2025 e que em 2026 continuemos desempenhando esse importante papel para a saúde da Paraíba”, pontuou.
 
Já a gestora de Práticas Multiprofissionais em Saúde, Railda de Almeida Gomes, destacou a parceria construída ao longo do ano e a mudança de percepção sobre o papel do hospital. “Queria agradecer a parceria deste ano. Foi árduo, com muitas metas e muitas conquistas. Costumo dizer que o Edson não é mais um hospital porta aberta. É um hospital de portas escancaradas. A gente valoriza cada esforço que vem de vocês”, afirmou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.