16/10/2025 às 15:15
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (GEAS) e da Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição, participou do evento em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, realizado nesta quarta-feira (16), no Parque da Lagoa, em João Pessoa. A ação reuniu diversas secretarias e instituições com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional da população paraibana.
De acordo com a coordenadora estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Kamilla Capistrano, a participação da secretaria é fundamental por integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ao lado de pastas como Desenvolvimento Humano, Agricultura e Educação. “Hoje é um momento simbólico e de mobilização, mas que reafirma o nosso compromisso diário com a promoção da saúde e da alimentação como direito de todos. Não tem como ter saúde sem garantir alimentação adequada e saudável. Da mesma forma, a segurança alimentar também depende da oferta de serviços de saúde”, ressaltou.
Durante o evento, a SES ofertou serviços em parceria com o município e o Hemocentro da Paraíba, incluindo vacinação, ações educativas, doação de sangue e distribuição de materiais informativos voltados à promoção da alimentação saudável.
Além da ação alusiva desta quinta, são realizadas ações permanentes, ao longo do ano como a suplementação de vitamina A, o acompanhamento nutricional de crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família e a atuação da Paraíba como destaque nacional na rede de bancos de leite humano.
A SES é responsável pela implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) no Estado, integrando ações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sisan.
O presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea‑PB), Ari França, ressaltou a importância da articulação entre os sistemas de saúde e alimentação. “Essas ações demonstram que promoção da saúde e garantia alimentar caminham juntas. Este evento reforça que políticas públicas integradas são essenciais para alcançar segurança alimentar de fato. A mobilização de hoje fortalece não apenas o simbólico do Dia Mundial da Alimentação, mas também as estratégias permanentes para enfrentar a insegurança alimentar no estado”, declarou.
O Conselho atua como instância de controle social e de proposição de políticas públicas que assegurem a alimentação como direito humano.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera