Sousa/PB -
Estande

Empaer apresenta ações em prol da agricultura familiar durante evento na Lagoa sobre Dia Mundial da Alimentação

Num estande montado junto aos demais órgãos do governo, a Empaer levou os visitantes a conheceram as ações realizadas em favor da agricultura familiar, visando a melhoria da qualidade de vida, especialmente na zona rural.

Da Redação Repórter PB

16/10/2025 às 15:45

Ads 970x250
Imagem Ações em prol da agricultura familiar

Ações em prol da agricultura familiar ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), ao lado de diversas secretarias da administração estadual, participou ativamente do evento que marcou o Dia Mundial da Alimentação, nesta quinta-feira (16), na Lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea-PB) e a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Caisan-PB).

Num estande montado junto aos demais órgãos do governo, a Empaer levou os visitantes a conheceram as ações realizadas em favor da agricultura familiar, visando a melhoria da qualidade de vida, especialmente na zona rural.

Entre os anos de 2023 e 2024, 53 mil domicílios familiares deixaram de enfrentar algum tipo de grau de insegurança alimentar na Paraíba, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE. Os números são comemorados pelo Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e outros órgãos governamentais pertencentes ao setor, além de parceiros que atuam junto à agricultura familiar, como resultados positivos das políticas voltadas para atender esse público.

Reunindo representantes de vários órgãos do governo, extensionistas rurais e agricultores familiares, o evento na Lagoa faz parte da Semana da Alimentação, e teve como tema “O direito à alimentação para um futuro e uma vida melhor”.

Dentro da programação, visando mostrar as ações em favor de uma alimentação saudável, desde o dia 2 deste mês, estão sendo realizadas atividades como a Festa da Colheita, no município de Esperança; no dia 14, aconteceu o 1º Fórum da Segurança Alimentar, organizado pelo Consea de João Pessoa; e no município de Mari foi realizada a Conferência Territorial da Zona da Mata Norte.

Em paralelo ao evento que aconteceu na Lagoa, com distribuição de serviços educativos, aconteceu em Campina Grande a Feira Regional Agroecológica, na Praça do Coreto. O encerramento das festividades será neste sábado (18), na Comunidade São Geraldo, no Bairro do Cristo, em João Pessoa.

Na sua área de atuação junto às políticas públicas para a agricultura familiar, a Empaer contribui com a assistência técnica que desempenha papel essencial na promoção do desenvolvimento rural sustentável, contribuindo para a melhoria da produtividade e da qualidade de vida de milhares de famílias agricultores. Com o acompanhamento da Empaer, essas famílias podem comercializar a produção nos programas de compra governamental, feiras livres e pontos de comercialização.

O Dia Mundial da Alimentação foi criado em 1981, data que marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), como o objetivo de propor uma reflexão sobre a importância dos alimentos e fazer um apelo pela garantia da segurança alimentar e nutricional em todo o mundo o que envolve o direito a uma alimentação saudável, acessível e de qualidade.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.