15/09/2025 às 20:00
Das 18h da última sexta-feira (12) até a meia-noite deste domingo (14), o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, realizou 35 cirurgias e atendeu 297 pacientes na Urgência e Emergência. Dentre os procedimentos cirúrgicos, houve um feito pelo Programa Paraíba Contra o Câncer de biópsia por congelação, uma técnica avançada que possibilita o diagnóstico imediato do câncer durante a cirurgia através de análise do material coletado.
Das 35 cirurgias, 12 foram de urgência e 23 eletivas, sendo a maior parte delas oncológicas, com 21 procedimentos, seis cirurgias gerais, outras seis ortopédicas, uma vascular e outra urológica. Sobre os atendimentos, na sexta-feira foram atendidos 97 pacientes, no sábado outros 96 passaram por avaliação médica e assistência na urgência e emergência e no domingo outras 104 pessoas procuraram o serviço. No total, 57 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores às consultas.
O hospital atendeu durante o plantão 16 vítimas de sinistros de trânsito, sendo a maior parte delas vítimas de sinistros com motocicletas, com 14 casos, seguido de uma vítima por acidente com bicicleta e outra com automóvel. Além de pacientes de Patos, foram assistidos acidentados vindos das cidades de Água Branca, Areia de Baraúnas, Catingueira, Malta, Matureia, Quixaba, Santa Teresinha, São José do Bonfim e São Mamede.
Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor (57), queda da própria altura (33), mordida de animais (19), torção (11), trauma (10), mal-estar (9) e Infarto Agudo do Miocárdio (8). Mas o hospital atendeu ainda quatro casos de crise nervosa, duas tentativas de suicídio e um Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre outros casos.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera