Sousa/PB -
Momento Fofura

Contato pele a pele acelera desenvolvimento de bebês prematuros no Hospital Edson Ramalho

A iniciativa faz parte da prática de humanização conhecida como “pele a pele”.

Por Redação do Reporterpb

17/11/2023 às 19:31

Imagem Contato pele a pele acelera desenvolvimento de bebês prematuros no Hospital Edson Ramalho

Contato pele a pele acelera desenvolvimento de bebês prematuros no Hospital Edson Ramalho ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, vem intensificando, ainda mais, os cuidados humanizados da assistência do prematuro. Além do cuidado e assistência 24 horas de uma equipe multiprofissional, os bebês que nascem na unidade são encaminhados diretamente para o colo da mãe logo após o nascimento. A iniciativa faz parte da prática de humanização conhecida como “pele a pele”.

Essa prática ajuda na manutenção da temperatura, prevenindo a hipotermia nos bebês prematuros, contribui para o início e manutenção da amamentação, favorece a estabilização de parâmetros vitais como frequência cardíaca e glicemia, e auxilia no estabelecimento de uma microbiota saudável e no ganho de peso do prematuro. A técnica “pele a pele” também ajuda no relaxamento e sono profundo do recém-nascido e diminui o risco de morte ou infecção grave ou sepse (infecção generalizada).

“O contato pele a pele é realizado no Hospital do Servidor General Edson Ramalho de forma rotineira, como um dos passos dos cuidados ao recém-nascido prematuro. Aqueles que têm indicação começam esse contato ainda na sala de parto, no que a gente chama de ‘Golden Hour’ ou ‘Hora Ouro’. E, depois, esse contato é estimulado nos ambientes de Utin (Unidade de Terapia Intensiva) e Ucin (Unidade de Cuidados Intermediários) neonatais, com os bebês que estão estáveis”, explica a neonatologista e coordenadora médica das unidades de assistência em recém-nascido (UTI Neonatal, UCI Neonatal e Unidade Canguru), Emanuelle Carvalho.

Emanuelle destaca, ainda, que a técnica é incentivada pelo Ministério da Saúde e aplicada em todo o mundo, para melhorar o bem-estar do bebê e aumentar a confiança materna/paterna. “Enquanto a estabilidade clínica permitir, o contato pele a pele em prematuros é essencial para uma experiência saudável e sensível. O estímulo sensorial gerado pelo contato pele a pele em bebês prematuros é essencial para o cuidado carinhoso e sensível, fundamental para o seu desenvolvimento, está ligado às emoções e à memória, favorece a secreção de ocitocina e potencializa o apego”, complementa a médica.

Joseane dos Santos, dona de casa, sabe bem os benefícios da prática pele a pele. Mãe das gêmeas Ester e Laura, que nasceram em março deste ano às 28 semanas de gestação, Joseane conta que a prática foi primordial para o desenvolvimento das filhas, consideradas prematuras extremas. “Como foram extremas, foram levadas para UTI logo depois do parto. Mas, depois de um tempo, consegui tê-las pele a pele. Foi um momento inesquecível, que esperei muito. Depois da prática pele a pele, elas desenvolveram muito rápido; até o chiado que elas tinham desapareceu”, relata.

Ester e Laura passaram cerca de 3 meses na UTI do Hospital e receberam alta em junho deste ano. Hoje, esbanjam saúde com quase 8 meses de vida. “Sou muito grata por todo o apoio que recebi, principalmente nos dias mais difíceis. Tanto as pessoas quanto a estrutura foram muito importantes para que eu pudesse estar aqui com as minhas nos braços, com saúde e sem sequelas”, comemora Joseane.

Vínculo potencializado - De acordo com Ilara da Nóbrega Costa, diretora de Atenção à Saúde da Fundação PB Saúde, além de prestar assistência aos prematuros, o HSGER acolhe também as famílias. “No Hospital, pai e mãe não são visitas. Eles têm livre acesso à unidade. Para acompanhar seus bebês prematuros, as mamães contam com uma casa de apoio, com estrutura adequada para atendê-las de forma confortável e humanizada. Oferecemos ainda cerca de 20 serviços de maternidade, a exemplo do Ambulatório de Egresso, único do estado a acompanhar bebês até os três meses de idade, independentemente de ser prematuro ou não”, frisa a gestora.

Os pequenos nascidos no HSGER recebem, também, as vacinas BCG e Hepatite B e a triagem neonatal, por meio de cinco testes que permitem fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas, sintomáticas e assintomáticas: triagem auditiva neonatal (TAN), conhecida como o teste de orelhinha; Teste do Reflexo Vermelho (teste do olhinho); teste do coraçãozinho, teste de linguinha e teste do pezinho.

Por suas práticas de promoção à saúde integral da criança e da mulher, o Hospital do Servidor General Edson Ramalho é um dos 17 hospitais paraibanos que possui o selo Amigo da Criança. A iniciativa é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dia Mundial da Prematuridade - Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, sendo reconhecido mundialmente como “Novembro Roxo” – a cor simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Durante todo o mês, o mundo todo realiza uma série de ações sobre o assunto.
No Hospital Edson Ramalho, a equipe multiprofissional das unidades de assistência aos recém-nascidos (UTI, Ucin e UcinCa) promoveu ações educativas com as mães hospedadas na Casa de Apoio às Mães e profissionais da unidade. Na manhã desta sexta-feira (17), quando é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, a programação incluiu familiares e até os pequenos guerreiros. Em seus bercinhos ou incubadoras, eles participaram de uma sessão de fotos vestidos de lutadores, com direito, inclusive, a cinturão de campeão.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.