Sousa/PB -
Simpósio

Governo reúne profissionais de saúde para discutir prevenção do câncer

O simpósio será encerrado à tarde com a apresentação de mais uma experiência exitosa no município de Belém e dos indicadores do Estado, com Rayanna Coelho.

Da Redação Repórter PB

02/12/2019 às 17:28

Tamanho da fonte

Profissionais de 70 municípios que integram a 2ª Macrorregião de Saúde estão participando, nesta segunda (2) e terça-feira (3), em Campina Grande, do Simpósio Paraibano de Prevenção do Câncer, que tem como tema "A promoção da saúde e prevenção do câncer. Desafio pra a Atenção Primária" e está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Estado (SES), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e as participações de representantes do Conselho Regional de Nutrição, Atenção Primária dos municípios, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM).

O simpósio foi aberto pela gerente de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, que na oportunidade representou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros. Ela ressaltou a importância de eventos como esse, que descentralizam as ações preventivas para todo o Estado e a parceria com a educação, por meio da UEPB, promovendo uma intersetorialidade que traz mais resultados e, consequentemente, fortalece a Atenção Básica na Paraíba. Ao final do simpósio, segundo informou Rayanna, será elaborado um Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que passará a ser aplicado pelos profissionais de saúde.

Depois da abertura do simpósio aconteceu uma palestra da nutricionista Carolina Moreira de Santana, que falou sobre a "Relação entre alimentos processados e os riscos à saúde". Em seguida, a professora doutora da UEPB, Carla Campos Muniz Medeiros, apresentou o "Projeto de Formação de Gestores e Trabalhadores do SUS para Diagnóstico e Tratamento da Obesidade". À tarde, as "Teorias de Mudança do Comportamento" foram apresentadas pela professora doutora Silvana Santos, coordenadora do Mestrado de Saúde Pública da UEPB. Durante o dia também aconteceram atividades promovidas por educadores físicos e apresentação de uma experiência exitosa na Creche Walnyza Borborema Cunha Lima.

Nesta terça-feira (3), o simpósio prossegue com a realização de uma vídeoconferência sobre "Atividade física e prevenção do câncer", com Fábio Carvalho, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), seguida da apresentação de "Estratégias para promoção de atividade física na atenção básica", com a professora doutora da UEPB, Carla Campos Muniz Medeiros.

O simpósio será encerrado à tarde com a apresentação de mais uma experiência exitosa no município de Belém e dos indicadores do Estado, com Rayanna Coelho. Em seguida, serão discutidos o Plano de Enfrentamento às Doenças Crônicas e Proposta de Pactuação com os Municípios, sob a coordenação de Socorro Pires, técnica da SES e coordenadora do Grupo Condutor de Doenças Crônicas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.