Sousa/PB -
senado

PL salta para 28 cadeiras e novo Senado promete confronto com o STF

O PSD, que tinha 14 senadores e ocupava a segunda maior bancada, passa a cinco. O MDB cai de nove para oito, enquanto Republicanos terá cinco e PSB, quatro

Da Redação Repórter PB

05/10/2026 às 13:49

Ads 970x250
Imagem Plenario do Senado

Plenario do Senado ‧ Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Tamanho da Fonte

O resultado das eleições deste domingo (4) redesenhou o Senado Federal e ampliou a presença de parlamentares alinhados ao bolsonarismo. Dos 81 integrantes da Casa, 45 passam a integrar o campo de oposição, enquanto a base governista, segundo o levantamento apresentado, cai de 38 para 26 senadores.

O PL, partido de Flávio Bolsonaro, será a maior bancada, com 28 cadeiras, contra 15 anteriormente. A federação União Brasil-PP terá 12 senadores, enquanto o PT mantém nove.

A mudança também altera o equilíbrio interno da Casa. O PSD, que tinha 14 senadores e ocupava a segunda maior bancada, passa a cinco. O MDB cai de nove para oito, enquanto Republicanos terá cinco e PSB, quatro.

Como fica o Senado

. PL: 28

. União-PP: 12

. PT: 9

. MDB: 8

. PSD: 5

. Republicanos: 5

. PSB: 4

. Novo: 3

. Podemos: 2

. PSDB: 2

. PDT: 1

. Rede: 1

. Sem partido: 1

A nova correlação de forças também recoloca no centro do debate temas como eventuais pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e propostas de anistia relacionadas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Pela Constituição, cabe ao Senado processar e julgar ministros do STF por crimes de responsabilidade. Para uma condenação, porém, são necessários dois terços dos 81 senadores, o equivalente a 54 votos.

O levantamento considera ainda a eleição de Sergio Moro (PL) para o Governo do Paraná e de Cleitinho Azevedo (Republicanos) para o Governo de Minas Gerais. Com a saída dos dois, os suplentes assumirão as respectivas cadeiras.

Cada estado elegeu dois senadores neste pleito, que se somam aos 27 parlamentares cujos mandatos permanecem até 2031. O novo desenho do Senado deverá influenciar diretamente a relação entre o Congresso, o governo federal e o Supremo Tribunal Federal a partir de 2027.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.