Sousa/PB -
Números

Centro de Imagens do Hospital de Patos realiza mais de 40 mil exames

Quando a situação é de urgência, o paciente é atendido imediatamente por meio das solicitações médicas.

Da Redação Repórter PB

22/07/2019 às 18:52

Tamanho da fonte

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) é referência em urgência e emergência para cerca de 60 municípios da Paraíba já há quase seis décadas e, desde outubro do ano passado, passou a ser referência também no diagnóstico por imagem. Isto porque a unidade, que integra a rede estadual de saúde, ganhou um Centro de Imagem que inclui, entre outros equipamentos, um tomógrafo de oito canais e 16 imagens, e passou a disponibilizar serviços de raios X e ultrassonografia, que já eram disponibilizados internamente num só espaço, além de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia e colposcopia. De outubro do ano passado a junho deste ano, o Centro já realizou 44.880 exames.

“O Centro significou um avanço extraordinário na prestação de serviço à população do sertão que passou a dispor de um serviço especializado que ajuda na agilização de diagnósticos e, consequentemente, promove uma melhoria no atendimento aos pacientes”, destaca a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, lembrando que os pacientes também são atendidos com exames de mamografia computadorizada, mas que estes são realizados na Maternidade Dr. Peregrino Filho, que também integra a rede pública estadual de saúde.

Somente de raios X, o Centro contabiliza a realização de 27.254 exames. De endoscopia foram mais 632, outras 386 colposcopia, 87 colonoscopias, 36 exames de ressonância magnética, oito cintilografias óssea, 5.218 ultrassonografias e eco cardiogramas e mais 11.258 tomografias computadorizadas.

O Centro de Imagem tem uma equipe de 35 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos em raios X e tomógrafo, auxiliares de sala e recepcionistas. Com exceção da tomografia e raios X, que são realizados 24h, todos os demais exames são realizados com agendamento prévio, conforme a demanda de pacientes e necessidade dos exames. Quando a situação é de urgência, o paciente é atendido imediatamente por meio das solicitações médicas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.