Sousa/PB -
Unidade Hospitalar

Grupo de Humanização do Trauma de João Pessoa é destaque na Paraíba

Segundo a presidente do GTH, Neuma Ribeiro, outros hospitais já estiveram na instituição para aprender e implantar alguns dispositivos de sucesso em suas unidades de saúde.

Da Redação Repórter PB

18/07/2019 às 17:19

Tamanho da fonte

Criado há oito anos, em harmonia com a Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, se consolidou no Estado como referência para outras unidades hospitalares, pelos êxitos obtidos nos projetos.

Segundo a presidente do GTH, Neuma Ribeiro, outros hospitais já estiveram na instituição para aprender e implantar alguns dispositivos de sucesso em suas unidades de saúde. "O nosso acolhimento com classificação de risco, padronização das cores, além do acolhimento familiar, que é um grande diferencial em hospitais de urgências e emergências do país, fazem a diferença. Este projeto foi realizado com muito cuidado, pensamos passo a passo junto com a arquiteta e os diretores, para promover qualidade aos familiares que chegavam aflitos sem saberem informações dos acidentados", completou.

Neuma Ribeiro relatou que a finalidade do grupo é intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos, beneficiando os usuários, familiares e profissionais de saúde do Hospital de Trauma. "O GTH criou vários projetos, com destaque para criação da brinquedoteca, uma grande aquisição. A garantia dos lanches para os acompanhantes também foi importante. Somos um dos poucos hospitais do Brasil que oferecem seis refeições diárias para pacientes e acompanhantes. Além da climatização e instalação de televisores nas enfermarias, o direito à visitação em todas as áreas hospitalares e a aproximação dos médicos e familiares para explicar o estado de saúde dos pacientes, entre outros", frisou.

O grupo se reúne mensalmente com apresentação de relatórios e atas para traçar o planejamento. Além disto, também são realizadas reuniões semanais com acompanhantes para melhoria nos atendimentos. Como foi o caso da acompanhante Ivanilza Martins, que esteve em uma destas reuniões. "Gostei muito de poder participar das melhorias do hospital. Já tive com minha mãe internada em outra unidade de saúde e nunca tinha tido esta oportunidade de ser ouvida e aprender sobre os meus direitos de acompanhante", ressaltou.

Datas comemorativas são lembradas pelo grupo, como por exemplo, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia da Mulher, Natal e etc. Para realização destes eventos, o GTH conta com colaboração de parceiros como universidades, além de realização de festas, seminários, palestras, workshops, e outros.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.