Sousa/PB -
Assembleia Legislativa 

ALPB sedia debate da Câmara Federal sobre criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial

A Assembleia Legislativa da Paraíba sediou, nesta sexta-feira (24), debate da Câmara Federal sobre políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial.

Por Redação do Reporterpb

24/10/2025 às 22:03

Ads 970x250
Imagem ALPB sedia debate da Câmara Federal sobre criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial

ALPB sedia debate da Câmara Federal sobre criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba sediou, nesta sexta-feira (24), debate da Câmara Federal sobre políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial. O seminário fez parte das discussões em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 27/2024, que cria o Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instrumento voltado ao financiamento de ações estruturantes para redução das desigualdades raciais no país.

O evento reuniu parlamentares, representantes do Judiciário, gestores públicos e entidades da sociedade civil. A deputada Cida Ramos representou a ALPB no debate, que foi conduzido pelo deputado federal Damião Feliciano, autor da PEC, ao lado do deputado federal Orlando Silva, relator da proposta na Câmara Federal, e da deputada federal Benedita da Silva, que preside a comissão especial responsável pela análise do texto.

O objetivo foi ouvir autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil sobre os impactos da proposta e coletar sugestões que possam aprimorar o texto da PEC. “A Assembleia Legislativa cumprindo mais uma vez o seu papel em trazer um debate importantíssimo em que a ideia é garantir que o fundo tenha instrumentos eficazes para financiar políticas públicas, projetos e ações que promovam a equidade racial de forma permanente”, ressaltou Cida Ramos.

O deputado Damião Feliciano destacou que a PEC pretende promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social. “Pelo texto, o fundo terá um conselho consultivo, será administrado por um banco federal e financiará projetos de promoção cultural, social e econômica de pessoas pretas e pardas”, disse.

A deputada Benedita da Silva explicou que a PEC foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara em setembro deste ano. “A proposta ainda será analisada por uma comissão especial, e para ser promulgada também precisa ainda ser aprovada em dois turnos de votação pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal”, lembrou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.