24/09/2025 às 11:30
O deputado Michel Henrique, presidente das Prerrogativas Parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), protocolou uma solicitação para a criação de uma Sala Interativa Infantil nas dependências da Casa de Epitácio Pessoa. A iniciativa busca oferecer um espaço acolhedor e educativo para crianças durante a realização de sessões, solenidades e eventos oficiais.
De acordo com o parlamentar, a proposta tem como objetivo garantir mais conforto e segurança a servidores, parlamentares e visitantes que frequentam a ALPB acompanhados de filhos, além de reforçar a imagem institucional do Legislativo como um ambiente inclusivo, humanizado e comprometido com a família e a cidadania .
A ideia prevê a adaptação de uma área ociosa ou subutilizada do prédio da Assembleia para receber mobiliário infantil, brinquedos educativos, materiais lúdicos e recursos sensoriais. O espaço também será preparado para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e outras necessidades específicas, contando com iluminação suave, recursos auditivos e objetos pedagógicos adaptados.
Experiências semelhantes já foram implementadas em outras Assembleias Legislativas do país, como o Espaço Respectro, no Ceará, a Sala do Aconchego, no Maranhão, e ambientes permanentes de acolhimento infantil no Rio de Janeiro. Esses modelos comprovam, segundo Michel Henrique, a importância de disponibilizar locais inclusivos e seguros em espaços institucionais.
A proposta, que será analisada pela Mesa Diretora, poderá contar com o apoio da Diretoria de Infraestrutura, da Escola do Legislativo e da Procuradoria, além de possíveis parcerias com instituições especializadas em inclusão e educação infantil.
“A inexistência de um espaço como esse na Assembleia da Paraíba mostra a necessidade de avançarmos nessa pauta, que é social, legal e administrativa. É um passo para garantir mais cidadania e acolhimento às famílias que participam da vida política do nosso Estado”, destacou o deputado Michel Henrique.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera