10/07/2025 às 10:45
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, prestigiou nessa quarta-feira (9), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a abertura da 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) — esse é o primeiro evento do qual os artesãos paraibanos participam após o 40° Salão do Artesanato, que foi realizado de 11 a 29 de junho em Campina Grande, gerando mais de R$ 3 milhões e quase sete toneladas de alimentos arrecadados, que foram doados a entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social na Rainha da Borborema.
A Paraíba começou a edição histórica da Fenearte com o pé direito — o artista Dadá Venceslau conquistou o primeiro lugar com a obra "Minha Casa, Meu Abrigo", numa concorrida premiação concedida pela Galeria de Reciclados e Arte Popular Ana Holanda. Neste ano, a Fenearte tem como tema "A Feira das Feiras", um resgate da trajetória do evento que, há 25 anos, tem sido uma grande vitrine para artesãos do Brasil e do mundo, como também uma homenagem às feiras livres pernambucanas, reunindo mais de cinco mil artesãos, expositores e empreendedores, distribuídos em mais de 700 espaços de comercialização.
Durante a visita que fez ao estande da Paraíba, feita também pela segunda-dama Camila Mariz, Ana Maria Lins destacou a atenção que o artesanato tem recebido do Governo do Estado. "A Fenearte é mais uma grande oportunidade de geração e renda para o nosso artesão, para a nossa artesã. A geração de renda, que dá qualidade de vida a centenas de famílias, é o grande foco dos investimentos que a gestão do governador João Azevêdo tem feito no artesanato paraibano. Uma política pública que tem, além da geração de renda, dado visibilidade e elevado a autoestima dos nossos artesãos", disse Ana Maria Lins, que esteve acompanhada pela vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause.
"E que bom que a Paraíba começa a Fenearte com essa grande notícia, com Dadá Venceslau, que foi um dos homenageados no 39° Salão do Artesanato Paraibano, que teve como tema o papel, conquistando o primeiro lugar nessa premiação disputada, concorrendo com artesãos do Brasil inteiro. Mais uma prova do reconhecimento que o artesanato paraibano tem conquistado. É um prêmio para o nosso estado", comentou Ana Maria Lins, ao parabenizar Dadá.
A segunda-dama Camila Mariz evidenciou o olhar atento que o artesanato tem recebido do Governo do Estado, enxergando o segmento como um grande gerador de renda. "Essa orientação do governador João Azevêdo, que também é compartilhada pelo vice Lucas Ribeiro, tem proporcionado dignidade a centenas de famílias. Por isso, tantas oportunidades que são criadas, como o 40° Salão do Artesanato Paraibano, que foi realizado lá em Campina Grande, ou a participação dos nossos artesãos aqui na Fenearte, essa grande vitrine", comentou, ao também parabenizar Dadá Venceslau pela premiação.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, falou da expectativa para a 25ª Fenearte. "Depois do Salão do Artesanato, em que comercializamos mais de R$ 3 milhões, com um show de solidariedade, com quase sete toneladas de alimentos arrecadadas, mais uma grande oportunidade para o artesanato paraibano aqui na Fenearte de geração de renda, mas também de divulgação. E começamos aqui de uma maneira muito feliz, com Dadá conquistando o primeiro lugar nessa premiação tão importante", acrescentou.
Riqueza paraibana — A Paraíba participa da 25ª edição da Fenearte com cinco artesãos. Na diversidade da feira, considerada a maior da América Latina, a riqueza paraibana está em peças confeccionadas com bordado, crochê, macramê, madeira, metal e tecelagem.
O artesão Elias José de França deu muito bem sua contribuição com a variedade da Fenearte. "As minhas peças são diferenciadas porque, a partir da madeira, confecciono mulheres grávidas. É uma forma que eu encontrei de homenagear a vida. Trabalhei na antiga Maternidade Santa Maria, em Mangabeira, e via muitas mulheres grávidas. Daí surgiu essa inspiração", contou.
Dadá Venceslau, o artista premiado, foi enfático ao descrever a importância dessa conquista. "Ano passado, ganhei menção honrosa, por isso estou muito feliz com esse primeiro lugar com a obra "Minha Casa, Meu Abrigo", feita de materiais reaproveitáveis — uma premiação interessante, pois concorremos com artistas do Brasil inteiro. Vejo que hoje o artesanato da Paraíba está sendo muito valorizado, resultado das ações da gestão do governador João Azevêdo", comemorou.
Serviço
25ª Fenearte
Período: 9 a 20 de julho
Endereço: Centro de Convenções de Pernambuco - Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho - Olinda-PE
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 14h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 22h
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera