Sousa/PB -
Curso

Formação de agentes da Patrulha Maria da Penha tem início em Patos com foco na proteção de mulheres em situação de violência

A formação contará com 40 participantes, entre policiais militares e civis, além de técnicas dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Santa Luzia e Patos.

Da Redação Repórter PB

04/07/2025 às 16:00

Imagem Formação de agentes da Patrulha Maria da Penha

Formação de agentes da Patrulha Maria da Penha ‧ Foto: Reprodução/Ilustrativa

Tamanho da Fonte

Na continuidade do processo de expansão do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha na Paraíba, será realizado, a partir desta segunda-feira (7) até o dia 14 de julho, no município de Patos, o curso de formação dos agentes que irão compor a equipe do novo núcleo regional do Programa, que abrangerá 21 municípios do Sertão paraibano.

A formação contará com 40 participantes, entre policiais militares e civis, além de técnicas dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Santa Luzia e Patos. Com carga horária de 80 horas, o conteúdo programático inclui temas como direitos humanos das mulheres, técnicas de atendimento humanizado, funcionamento da rede de proteção, legislação vigente e a operacionalização do Programa.

A iniciativa é realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil, e o Tribunal de Justiça da Paraíba. Esse momento integra o protocolo de implantação de mais um núcleo da Patrulha Maria da Penha, que fortalece a rede de enfrentamento da violência contra as mulheres no estado.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, ressaltou a importância da expansão do programa para o Sertão. “Nós temos agora a possibilidade de chegar à região de Patos para dar ainda mais proteção às mulheres que estão sob medida protetiva. Além de garantir sua integridade física e emocional, o programa oferece um acompanhamento psicossocial que faz muita diferença em suas vidas. É um trabalho que salva vidas e promove dignidade”, afirmou.

Com a instalação do núcleo regional em Patos, o Programa Patrulha Maria da Penha amplia sua atuação para 151 municípios, reafirmando o compromisso do Governo da Paraíba com a segurança, os direitos e o cuidado com as mulheres paraibanas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.