Paraíba

EVENTO ADIADO: Governador e secretários da Paraíba vão conhecer os principais desafios do estado com o Ranking de Competitividade

CLP apresenta resultados do Ranking de Competitividade ao governador João Azevedo

Além dele, boa parte dos secretários estaduais vão conhecer os principais desafios para suas pastas nos próximos anos, com o objetivo de viabilizar entregas eficientes na Paraíba


O CLP (Centro de Liderança Pública) se reúne com o governador da Paraíba, João Azevedo, na próxima quarta-feira, 28/04, às 10h, por meio de videoconferência, para apresentar o diagnóstico completo do estado a partir dos resultados do Ranking de Competitividade 2020. Também participam do encontro secretários estaduais, assessores, além do diretor de Operações do CLP, Tadeu Barros, e do coordenador de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda. O evento será fechado.


A Paraíba ocupa a 13ª posição do levantamento, duas colocações acima em relação ao ano anterior. O estado piorou sua performance em pilares como o de Eficiência da Máquina Pública (queda de 2 posições) , Educação (queda de 1 posição) e Solidez Fiscal (queda 6 posições). Neste último, o estado saiu da 7ª para a 13ª posição. Por outro lado, a Paraíba ganhou três posições em Sustentabilidade Ambiental, saindo da 13ª para a 10ª colocação. Destaca-se a boa performance do estado no pilar de Segurança Pública, no qual o estado ocupa a 5ª posição.


Organizado anualmente pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a The Economist Intelligence Unit e a Tendências Consultoria Integrada, o Ranking de Competitividade é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos na melhoria da competitividade dos seus estados. São 73 indicadores distribuídos em dez pilares: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.


O CLP vai continuar se reunindo com os estados nos próximos meses para detalhar os indicadores do estudo com o objetivo de tangibilizar entregas da administração estadual. Para conferir todas as informações sobre a Paraíba no Ranking de Competitividade dos Estados, acesse: https://www.rankingdecompetitividade.org.br/ .


Prêmio Excelência em Competitividade


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria ‘Destaque Boas Práticas’. O prêmio reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade ao definir a agenda do estado por meio de políticas de alto impacto, que influenciam diretamente os indicadores que compõem o Ranking de Competitividade dos Estados.



Seis boas práticas finalistas serão selecionadas pela equipe do CLP, sendo que três delas recebem a premiação no evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2021. Além disso, as políticas públicas finalistas também serão publicadas na página do Prêmio como um exemplo de política de impacto que pode e deve ser replicada. Os interessados têm até o dia 05 de junho para se inscreverem no site. https://www.rankingdecompetitividade.org.br/inscreva-se


Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública)

O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.
Repórter PB

Destaques