Sousa/PB -
Casa Legislativa

Leis aprovadas na ALPB asseguram benefícios e incentivam doadores de sangue

A lei 11.755 prevê diversos benefícios para quem se tornar doador de plasma sanguíneo como recuperado da Covid-19.

Da Redação Repórter PB

25/11/2020 às 13:49

Imagem Doação de Sangue

Doação de Sangue ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A engenheira de produção, Leila Viana, nunca passou pela angústia de necessitar de sangue e não ter disponível no Hemocentro. Também não conhece ninguém que passou por essa situação. Mas, sabe o quanto um composto hematológico pode ser primordial na luta pela vida de uma pessoa. Por isso, há 12 anos, faz questão de doar sangue, pelo menos, a cada seis meses.

“Doar sangue não é apenas um ato solidário. É um ato responsável e de cuidado com o próximo. As pessoas precisam se conscientizar que muita gente necessita desse apoio. Quando faço minha doação, tenho a certeza que estou fazendo o bem e, se um dia eu precisar, alguém vai doar para mim”, declarou Leila.

Ela faz parte do percentual de 1,6% de doadores de sangue no Brasil. Isso quer dizer que apenas 16, de cada mil brasileiros, doam sangue regularmente. Na Paraíba esse número é ainda menor. De acordo com o Hemocentro, a Paraíba registrou uma quadra vertiginosa nas doações, desde o início da pandemia do Coronavírus no país. Em alguns momentos, chegou a quase zerar o estoque.

Nesta quarta (25), comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para incentivar o hábito de doar sangue no Estado, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vem, ao longo dos anos, propondo projetos, transformados em leis, para beneficiar os doadores. Uma das leis estaduais mais recentes é a 11.800, que torna ainda mais segura a doação de sangue em tempos de pandemia. A iniciativa, em vigor desde o dia 24 de setembro deste ano, torna obrigatório o teste de detecção da covid-19 nos doadores de plasma da Paraíba.

Já a lei 11.755 prevê diversos benefícios para quem se tornar doador de plasma sanguíneo como recuperado da Covid-19. O objetivo é incentivar as pessoas recuperadas da doença, causada pelo coronavírus, a doar o plasma, que pode ajudar no tratamento de outros pacientes.

Os benefícios previstos pela lei são a concessão do certificado “Amigo da Saúde”; a gratuidade na inscrição em concursos realizados pelas administrações direta e indireta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado da Paraíba, desde que o candidato tenha feito três doações de plasma nos últimos 12 meses; e a meia-entrada em eventos culturais ou esportivos, subsidiados com recursos públicos, no Estado da Paraíba, pelo período de 12 meses, a contar da última doação.

Em abril deste ano, a ALPB realizou também uma campanha educativa para incentivar a doação de sangue no Estado. A ação foi realizada nas redes sociais da Casa. “O objetivo foi estimular a doação de sangue nos postos de coleta espalhados pela Paraíba, por meio de campanhas de conscientização, uma vez que esse serviço essencial e importante para a sociedade paraibana não pode parar”, alertou o presidente Adriano Galdino.

Para o presidente, é urgente que a população paraibana procure os postos de coleta para efetuar a doação de sangue, visto que, durante o período de isolamento social, os bancos de sangue podem entrar em colapso por causa da ausência de doadores.

Dia Nacional do Doador de Sangue

Nesta quarta, dia 25, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

Quem deseja doar

Para se tornar um doador, a pessoa deve estar bem de saúde e pesar mais que 50kg. No caso de adolescentes a partir de 16 anos de idade, devem ser acompanhados pelos pais ou responsável legal. No ato da doação, é necessário levar um documento oficial com foto, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou ter fumado nas últimas duas horas e deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

A doação pode ser agendada pelo site do Hemocentro (www.hemocentro.pb.gov.br/agenda) ou pelo WhatsApp (83) 3133-3473, escolhendo o dia e o horário mais apropriado para o doador. O atendimento do WhatsApp acontece das 7h até 16h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.