Sousa/PB -
Evento

Seminário do PB Rural será sediado nesta quinta-feira na Fiep, em Campina Grande

O evento terá início às 8h e termina às 12h.

Da Redação Repórter PB

18/09/2019 às 14:32

Tamanho da fonte

Representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável; Organizações de Produtores Rurais (associações e cooperativas); Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) e agentes dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios envolvidos vão se reunir, nesta quinta-feira (19), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), na Rua Manoel Gonçalves Guimarães, 195 – José Pinheiro, para participar do 10º Seminário do Ciclo de Divulgação e Informações do Programa PB Rural Sustentável. O evento terá início às 8h e termina às 12h.

Para atuar no seminário em Campina Grande foram convidadas as seguintes cidades: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alcantil, Aroeiras, Boqueirão, Barra de São Miguel, Campina Grande, Cabaceiras, Fagundes, Gado Bravo, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Natuba, Olivedos, Puxinanã, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília e Umbuzeiro. Esses municípios estão localizados nas regiões do Cariri, Brejo, Curimataú e Borborema.

Os seminários do PB Rural são realizados pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar. Nesta quarta-feira (18), a cidade de Sumé reuniu, das 8h às 12h, representantes de 32 municípios das regiões dos Cariris Ocidental e Oriental, com o objetivo de discutir as ações, metas e formas de apresentar demandas a serem priorizadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.

Ainda em Sumé, conforme o gerente regional, com sede nesta cidade, Francisco Delgado de Vasconcelos, aconteceu o 9º seminário do PB Rural, que teve como local o Ginásio de Esporte Municipal “O Netão”, edificado na Rua Major Alfredo Mayer, 90 – Centro. Participaram do encontro os municípios de Amparo, Camalaú, Congo, Coxixola, Caraúbas, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São Domingos do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê.

O secretário da Agricultura Familiar, Luiz Couto, disse, durante a abertura do evento, que, “o governador João Azevêdo está potencializando a agricultura familiar, para oferecer apoio às famílias de agricultores espalhados pelos diversos municípios paraibanos”. Segundo ainda Luiz Couto, ”nesse instante em que as associações, cooperativas e conselhos de desenvolvimento rurais começam a se organizar, o Governo do Estado, através do PB Rural, também se organiza para melhorar a qualidade de vida da família agricultora”.

O prefeito de Sumé, Éden Duarte Pinto de Sousa, que representou os prefeitos da região, disse que o município de Sumé e as demais cidades representadas, “serão parceiras desse programa PB Rural Sustentável, de grande importância para a zona rural do nosso Estado”.

Por sua vez, o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, falou sobre as atividades do PB Rural e ressaltou a determinação do governador João Azevêdo acerca das parcerias que deveriam ser feitas com os diversos órgãos da administração pública estadual, da sociedade civil e instituições federais. “Hoje temos parcerias com a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, para acesso à água e vulnerabilidade agroclimática, além da Cinep, Sebrae, Sudema, Aesa, Cagepa, UFPB, UEPB, UFCG, IFPB e outras entidades”. Omar afirmou que a Empaer será um grande parceiro porque tem uma capilaridade enorme dentro do Estado abrangendo o extinto Interpa, Emepa e Emater.

Após as apresentações das estratégias de implementação do Programa PB Rural, foram realizadas as exposições dos técnicos do Cooperar, sobre o Fortalecimento Institucional, pela coordenadora Nalfra Batista; Salvaguardas Socioambientais, pela coordenadora, Glaucia Olímpio; Acesso à Água e Redução da Vulnerabilidade Agroclimática, pelo técnico Marcos Feitosa; e Alianças Produtivas, pela coordenadora Valdecy Freire.

Em seguida aconteceu uma roda de conversas entre os técnicos do Cooperar e os representantes dos municípios envolvidos, coordenada pelo gerente de Planejamento, Gestão e Monitoramento, Flávio Luna. O prefeito de Caraúbas, Silvano Dudu, Jeferson Roberto, de São José dos Cordeiros e o vice-prefeito de Ouro Velho, Flávio Henrique. O chefe de gabinete, Marcílio Nóbrega, e o coordenador de Tecnologia da Informação, Eduardo Vicentin, também estavam presentes. Na próxima semana, os seminários serão realizados nos municípios de Cuité, 24; Bananeiras, 25 e Itabaiana, 26.

Termo de cooperação técnica – Durante o evento, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) assinou aditivo do termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Sumé. O objetivo é dispor de recursos humanos para uso de quatro veículos que serão indispensáveis para a execução das ações e atividades constantes no Plano de Trabalho, para que os projetos e ações cheguem com mais rapidez nas comunidades da região do Cariri paraibano.

O aditivo foi assinado pelo prefeito de Sumé, Éden Duarte Pinto de Sousa, e o gerente regional da Empaer no Cariri, Walmir Azevedo Pereira, que representou o diretor presidente da Empaer, Nivaldo Moreno de Magalhães. Serviram como testemunhas o secretário Luiz Couto, da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.