Sousa/PB -
Audiências

Mutirão de conciliação é realizado até esta sexta-feira (22) na Justiça Federal na Paraíba

Outros dois esforços concentrados estão programados para este ano como forma de atender à demanda de ações relacionadas à Caixa

Da Redação Repórter PB

18/03/2019 às 17:22

Tamanho da fonte

Cerca de 180 audiências de conciliação estão agendadas para esta semana no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), em João Pessoa. As sessões, que fazem parte do primeiro mutirão de serviços deste ano, são referentes à recuperação de crédito bancário e a questões relacionadas à poupança da Caixa, em ações que tramitam em grau de recurso na Turma Recursal (TR) dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da JFPB. Esta é a primeira vez que o Cejusc recebe processos da TR.

De acordo com o diretor do Foro da Seção Judiciária paraibana, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, que também é coordenador do Cejusc, serão três mutirões durante o ano, atendendo a uma sugestão da TR e à solicitação da Caixa, diante da demanda de processos envolvendo o banco. “A ideia foi reunir as ações em que a Caixa tinha como objetivo apresentar, de forma concreta, uma possibilidade de acordo, em condições bem mais favoráveis às partes interessadas, e trabalhar para que isso ocorresse”, ressaltou o magistrado.

O empresário Rodrigo Silva de Araújo foi um dos atendidos no mutirão e saiu da audiência com acordo firmado. “A gente faz o possível para deixar as contas em dia e uma oportunidade como essa é única. Temos que saber que, apesar das dificuldades, todo acordo é bem-vindo e o mutirão é fundamental para facilitar tudo isso”, afirmou.

O supervisor do Cejusc, Marconi Araújo, reiterou a importância desses esforços concentrados. “Os acordos podem influenciar dezenas de outras ações, inclusive fora da Paraíba. Isso porque parte dos processos se refere às poupanças que não tiveram as devidas correções monetárias decorrentes de planos econômicos de governos anteriores. Os acordos do Cejusc podem ajudar no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os casos similares que tramitam em todo o Brasil”, ressaltou.

Os outros mutirões resultantes da parceria Cejusc e Caixa estão programados para serem realizados de 12/08 a 16/08 e de 25/11 a 29/11.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.