03/10/2025 às 08:20
Numa sessão marcada por emoção e reconhecimento, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) homenageou nesta quinta-feira (2), com a Medalha Augusto dos Anjos, o jovem artista Mateus Rosa, de 9 anos, um menino autista que terá suas obras expostas no prestigiado Museu do Louvre, em Paris.
Natural de Campina Grande e diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos dois anos e sete meses, Mateus encontrou na pintura um caminho de expressão e superação. Agora, sua arte rompe fronteiras e chega a um dos palcos mais respeitados da cultura mundial.
A proposição da homenagem é de autoria do deputado estadual Michel Henrique, que ressaltou a importância simbólica do feito.
“A participação de um artista mirim paraibano em uma exposição no Louvre transcende o feito individual. Representa não apenas a valorização da diversidade e da inclusão social, mas também o poder transformador da arte na vida de crianças com TEA. É motivo de orgulho para todos os paraibanos ver o talento de Mateus Rosa brilhar em um espaço que já consagrou nomes como Leonardo da Vinci e Michelangelo”, disse Michel.
Com o apoio da família, Mateus tem transformado desafios em inspiração. Sua mãe, Maria Eduarda Cavalcanti, destacou:
“É representatividade para as pessoas com autismo. Ele tem apenas nove anos, ainda é criança, mas já está sendo reconhecido. Ficamos muito felizes com essa conquista.”
Mateus, acompanhado do pai, Milton Rosa Neto, agradeceu emocionado e disse: “Estou muito feliz”.
Além de demais familiares e amigos, a sessão também contou com a presença do médico paraibano Gustavo Vieira Dias, (profissional da Família e Comunidade), que vem atuando como coordenador do Projeto ProCannabis na Paraíba.
Durante a cerimônia, também foi lançado o documentário “Sociedade Singular”, produzido pela TV Assembleia, que retrata de forma sensível a realidade das famílias atípicas da Paraíba e reafirma o papel do Legislativo como promotor de cidadania.
O deputado Michel Henrique vem atuando de forma constante na defesa dos direitos das pessoas com TEA na Paraíba. Foi o idealizador da Caravana da Inclusão, realizada por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Neurodivergente e da Saúde Mental, que leva informação, capacitação e apoio a famílias e profissionais em diversos municípios paraibanos.
Vale citar duas leis de sua autoria que já estão em vigor e representam avanços importantes:
• Lei do atendimento psicossocial prioritário para mães de pessoas com TEA, garantindo suporte diferenciado às cuidadoras.
• Lei da autonomia alimentar para autistas, que assegura a entrada em estabelecimentos públicos e privados com alimentos e utensílios de uso pessoal, promovendo dignidade e inclusão social.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera