Sousa/PB -
Acesso Ampliado

Secretaria de Saúde de JP certifica mais de 30 profissionais para realização de teste para tuberculose

A entrega dos certificados aconteceu, nesta quarta-feira (19), no auditório da Policlínica de Jaguaribe.

Da Redação Repórter PB

24/09/2025 às 15:20

Ads 970x250
Imagem Entrega de certificados a 34 profissionais da área da saúde em JP

Entrega de certificados a 34 profissionais da área da saúde em JP ‧ Foto: Letícia Beatriz

Tamanho da Fonte

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou certificados a 34 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, como habilitação técnica para a realização do teste da prova tuberculínica, exame para diagnóstico e monitoramento da tuberculose, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS). A entrega dos certificados aconteceu, nesta quarta-feira (19), no auditório da Policlínica de Jaguaribe.

A partir de agora esses profissionais reforçam a assistência prestada em seus locais de trabalho – unidades de saúde da família (USFs) e policlínicas municipais – podendo atuar na realização do teste indicado para pessoas que tiveram contato com outra pessoa com tuberculose.

De acordo com a responsável pelo Departamento de Tuberculose e Hanseníase da SMS, Eveline Vilar, desde o início do ano, a rede municipal tem trabalhado para ampliar o acesso a esse exame, dentro do Projeto ExpandTPT. “No começo do ano fazíamos o exame em apenas três policlínicas e uma unidade de saúde, além dos hospitais Universitário (HU) e Clementino Fraga. No segundo semestre, já temos 14 locais onde a população pode realizar o teste e ainda capacitamos mais profissionais para reforçar a assistência prestada nessas unidades. Além disso, muito em breve, estaremos ampliando a oferta para outros locais”, explicou.

Entre os profissionais certificados no evento está o enfermeiro Alisson Alves, que atua na USF Cruz das Armas I. “Essa certificação tem uma importância enorme, porque representa mais capacitação para nós, profissionais de saúde, e isso reflete diretamente na assistência prestada à população, já que agora há uma quantidade maior de profissionais aptos a realizarem os testes. Antes, havia muita dificuldade de acesso, mas agora esse serviço está mais próximo de quem precisa. Isso faz toda a diferença e nos dá ainda mais condições de cuidar melhor da população”, disse.

A enfermeira Vera Lúcia Santos, que atua na Policlínica de Mandacaru, também falou sobre a importância de estar capacitada para realizar o exame. “Para mim, foi muito importante participar dessa capacitação porque, além de ampliar meus conhecimentos, tenho a oportunidade de prestar assistência a pessoas que necessitam de um diagnóstico e de um tratamento”, comentou.

A prova tuberculínica é indicada para o diagnóstico da infecção latente da doença, que ocorre quando uma pessoa se encontra infectada, mas sem manifestação da tuberculose ativa, ou seja, sem sinais e sintomas da doença. A realização do exame preventivo favorece para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, aumentando as chances de a pessoa não desenvolver a doença.

Acesso – Quem teve contato com casos de tuberculose deve procurar sua equipe de saúde da família de referência, que realizará o encaminhamento, caso seja necessário, para a realização do exame. No dia e local determinado para o teste, o paciente deve portar documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O exame está disponível em 14 locais espalhados pela cidade, em dias e horários específicos. São eles: Policlínicas Municipais do Cristo, Mandacaru e das Praias, além das Unidades de Saúde da Família Integradas Canaã (Mumbaba), Saúde para Todos (Bairro dos Novais), Cruz das Armas, Quatro Estações (Mangabeira), Ipiranga (Planalto da Boa Esperança), Parque do Sol (Gramame), Ilha do Bispo, Bessa, São José; Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e no Hospital Clementino Fraga.

Confira os locais e horários para a realização do exame PT:

Policlínica Municipal do Cristo:

Segunda-feira – Manhã

Sexta-feira – Tarde

Policlínica Municipal de Mandacaru:

Quarta-feira – Manhã e Tarde

Policlínica Municipal das Praias:

Terça e Quarta-feira – Manhã

USF Integrada Canaã (Mumbaba):

Segunda, Terça, Quarta e Sexta – Manhã e Tarde

USF Saúde para Todos (Bairro dos Novais):

Segunda e Quarta – Manhã e Tarde

Sexta-feira – Tarde

USF Integrada Cruz das Armas:

Sexta-feira – Manhã

USF Integrada Quatro Estações (Mangabeira):

Segunda-feira – Tarde

USF Integrada Ipiranga (Planalto da Boa Esperança):

Segunda-feira – Manhã

USF Integrada Parque do Sol (Gramame):

Segunda, Quarta e Sexta – Manhã

USF Integrada Ilha do Bispo:

Segunda-feira – Manhã

USF Integrada Bessa:

Quarta-feira – Manhã

USF Integrada São José:

Segunda e Quarta – Tarde

Hospital Clementino Fraga:

Segunda, Terça e Sexta – Manhã e Tarde

Hospital Universitário Lauro Wanderley:

Segunda, Terça e Sexta – Tarde

Fonte: Agência Brasil

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.