Sousa/PB -
Na Capital

Governo abre Ciclo de Debates Caminhos da Permanência para fortalecer assistência estudantil

A proposta tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas de assistência estudantil no estado por meio de um processo de escuta e diálogo com estudantes, professores, gestores, técnicos e pesquisadores.

Por Redação do Reporterpb

12/08/2025 às 19:18

Imagem Governo abre Ciclo de Debates Caminhos da Permanência para fortalecer assistência estudantil

Governo abre Ciclo de Debates Caminhos da Permanência para fortalecer assistência estudantil ‧ Foto: Secom

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), iniciou, nesta terça-feira (12), no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, a primeira etapa do Ciclo de Debates Caminhos da Permanência. A proposta tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas de assistência estudantil no estado por meio de um processo de escuta e diálogo com estudantes, professores, gestores, técnicos e pesquisadores.
 
A programação segue até o dia 28 de agosto, passando pelos campi I (Campina Grande), III (Guarabira), IV (Catolé do Rocha) e VI (Patos) da UEPB, além do campus I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A ação conta com o apoio direto das Pró-Reitorias de Assistência Estudantil da UEPB, UFPB, UFCG e IFPB.
 
Durante os encontros, serão realizados debates sobre inclusão, permanência acadêmica, direitos estudantis e desafios do cotidiano universitário. Oficinas, mesas-redondas e escutas abertas vão permitir que os participantes apresentem suas demandas, que serão registradas em relatórios técnicos e levadas para discussão com os setores responsáveis pelas políticas públicas.
 
O secretário da Secties, Claudio Furtado, ressaltou a importância da iniciativa para diminuir a evasão nas universidades. “Esse ciclo de debates é muito importante. O governador lançou recentemente um decreto sobre a Casa do Estudante e a assistência estudantil, olhando para o momento que o ensino superior público atravessa. Vivemos um período de grande evasão e precisamos criar estratégias para diminuí-la, ampliando a permanência estudantil por meio de bolsas e outros apoios. O ciclo de debates vai nos ajudar a enxergar não só as questões relacionadas à assistência estudantil, mas também todos os fatores que influenciam na permanência do aluno no seu curso superior”, afirmou.
 
Tulhio Serrano, gerente executivo de assistência estudantil da Secties, explicou que será utilizada a mesma metodologia em todas as instituições de ensino para, no fim, ser criado um Plano Estadual de Assistência Estudantil. “A gente vai percorrer as demais instituições de ensino superior do estado, escutando os estudantes, os especialistas e os professores. Em cada centro, serão eleitas as prioridades e escolhidos dois representantes para compor um Grupo de Trabalho estadual. No final, teremos uma plenária estadual para definir as prioridades e fechar o Plano Estadual de Assistência Estudantil. Hoje, na UEPB, já elegemos as prioridades do campus e dois representantes que vão contribuir na construção desse plano”, explicou.
 
Durante cada reunião são eleitos dois estudantes para representar o Grupo de Trabalho de cada instituição. Em João Pessoa, a estudante de Relações Internacionais da UEPB, Iasmin Rodrigues, foi uma das escolhidas para essa função. Segundo ela, participar desse processo é uma oportunidade única. “É necessário que os estudantes tenham acesso à permanência na universidade pública, porque cada um tem uma realidade distinta. Essa é uma chance de transformar um projeto em realidade, incentivando cada vez mais estudantes a continuarem seus estudos. Para mim, participar é extremamente gratificante, porque gosto muito de contribuir com essas questões sociais e espero que seja uma experiência enriquecedora para todos”, destacou.
 
A mesa de abertura contou, ainda, com a participação do secretário executivo do Ensino Superior do Estado da Paraíba, professor Rubens Freire; o diretor do Campus V da UEPB, Vancardes Brito; Shirleide Santos, pró-reitora adjunta de Assistência Estudantil; Felipe Perantoni. diretor de Assistência Estudantil do Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Fernando Alves, diretor da União Nacional dos Estudantes na Paraíba; e Thulio Serrano, gerente executivo de Assistência Estudantil da Secties.
 
Confira a programação completa a seguir: 
 
21/08 – Manhã – UEPB – Campus I / Campina Grande
22/08 – Manhã – UEPB – Campus III / Guarabira
26/08 – Manhã – UFCG – Campus I / Campina Grande
27/08 – Manhã – UEPB – Campus IV / Catolé do Rocha
28/08 – Manhã – UEPB – Campus VI / Patos

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.