Sousa/PB -
Defesa Civil

MIDR reconhece a situação de emergência em 13 cidades afetadas por desastres

Estão na lista municípios dos estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Sul

Por Redação do Reporterpb

29/07/2025 às 20:18

Imagem Situação de Emergência

Situação de Emergência ‧ Foto: Governo Federal

Tamanho da Fonte

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (29), a situação de emergência em 13 cidades afetadas por desastres nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Sul. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Foram castigados por fortes chuvas os municípios de Arroio dos Ratos, Esteio, Estrela Velha, Imigrante, Ivorá, Restinga Seca e São Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul, enquanto Passo do Sobrado, também no estado gaúcho, foi atingido por enxurradas.

Por outro lado, as cidades de Água Fria e Mansidão, na Bahia; Salitre e Solonópole, no Ceará, e Santa Cecília, na Paraíba, passam por um período de estiagem.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), o S2iD. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Fonte: Governo Federal

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.