Sousa/PB -
Nomeação

Gilberto Waller Júnior é o novo presidente do INSS após escândalo de fraudes

A exoneração de Stefanutto também resultou na saída de outros cinco servidores, envolvidos no esquema que levou a descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Da Redação Repórter PB

01/05/2025 às 06:50

Imagem Procurador federal Gilberto Waller Júnior, no presidente do INSS

Procurador federal Gilberto Waller Júnior, no presidente do INSS ‧ Foto: CGU/DIVULGAÇÃO

Tamanho da Fonte

O procurador federal Gilberto Waller Júnior foi nomeado nessa quarta-feira (01) como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nomeação foi assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, e será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Waller assume o comando da autarquia após a exoneração de Alessandro Stefanutto, afastado por determinação judicial devido a sua suposta omissão em um esquema bilionário de descontos indevidos em benefícios do INSS entre 2019 e 2024. A Polícia Federal estima que as fraudes somem mais de R$ 6 bilhões.

Com carreira iniciada no INSS em 1998, Waller já ocupou cargos como corregedor-geral e subprocurador-geral, além de ter passado pela Controladoria-Geral da União (CGU), onde atuou como ouvidor-geral da União entre 2016 e 2023. Atualmente, era corregedor da Procuradoria-Geral Federal da Advocacia-Geral da União (AGU).

A escolha de Waller ocorre em um momento crítico para o INSS, que está no centro de investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União. A exoneração de Stefanutto também resultou na saída de outros cinco servidores, envolvidos no esquema que levou a descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.