Sousa/PB -
1° de Maio

Dia do Trabalhador: Paraíba tem 30 mil pescadores e projeto de Jutay institui cuidados com a saúde desses profissionais

Jutay Meneses, que tem como bandeira de luta do seu mandato a pesca, defende uma política de cuidados com a saúde dos pescadores.

Da Redação Repórter PB

01/05/2025 às 07:50

Imagem Deputado estadual, Jutay Meneses (Republicanos)

Deputado estadual, Jutay Meneses (Republicanos) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

No Dia do Trabalhador, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) destaca a atuação dos profissionais da pesca artesanal, um segmento essencial da economia e da cultura da Paraíba. O parlamentar ressalta que, além da contribuição econômica, esses trabalhadores enfrentam riscos específicos à saúde e à segurança no exercício diário de suas atividades. Por isso, apresentou o Projeto de Lei nº 4.093/2025, que institui cuidados com esses profissionais.

Dados do Governo Federal apontam que o Brasil possui cerca de 1 milhão de pescadores e pescadoras artesanais cadastrados no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Na Paraíba, mais de 30 mil profissionais estão formalmente registrados, sendo que um número significativo ainda aguarda o reconhecimento oficial de sua atividade.

“Os pescadores artesanais são importantes para a nossa economia e segurança alimentar. Apesar dessa relevância, esse público carece de mais cuidados, incentivos e valorização”, defendeu Jutay.

Jutay Meneses, que tem como bandeira de luta do seu mandato a pesca, defende uma política de cuidados com a saúde dos pescadores. O Projeto de Lei nº 4.093/2025 institui a Semana Estadual da Saúde do Pescador e da Pescadora Artesanal, a ser realizada anualmente na primeira semana de julho.

O projeto tem como objetivo promover ações educativas e preventivas voltadas à saúde dos trabalhadores da pesca. A iniciativa prevê a realização de palestras, seminários e fóruns com foco na conscientização sobre doenças ocupacionais, uso de equipamentos de proteção individual e acesso a tratamentos especializados.

A proposta também contempla o encontro de especialistas para debater políticas públicas de saúde para a categoria. Entre os pontos destacados está a necessidade de identificar e atender demandas específicas desses profissionais, como o fornecimento de equipamentos de proteção compatíveis com suas atividades.

“O pescador e a pescadora artesanal enfrentam um cotidiano de muito esforço físico e exposição a riscos. Precisamos garantir que eles tenham acesso à informação, prevenção e tratamento. Com essa semana dedicada à saúde, queremos chamar atenção para as necessidades reais desses trabalhadores e oferecer respostas concretas”, declarou o deputado Jutay Meneses.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.